sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Debatedores destacam processo de transformação do país

Do Blog GUERRILHEIROS VIRTU@IS.



Durante a realização da primeira mesa de debates do Seminário Internacional, iniciado na manhã desta quinta-feira (18), a ministra Dilma Rousseff, o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra e o deputado federal Ricardo Berzoini fizeram um balanço dos dois mandatos do Governo Lula e os reflexos do desenvolvimento econômico e dos programas sociais colocados em prática na população brasileira. Eles abordaram também a importância política do PT no cenário nacional e internacional em 30 anos de existência.
Para Berzoini, o novo modelo econômico implementado pelo governo não é apenas mais eficiente do que os dos governos anteriores, como também foi fundamental no enfrentamento da crise mundial. "Com a liderança do presidente Lula e da ministra Dilma nós vencemos a crise e, ao mesmo tempo, conseguimos gerar um sentimento de superação e de aumento da auto-estima do povo brasileiro jamais visto em outras ocasiões", disse. Berzoini destacou o processo de transformação social vivido pelo país e iniciado nos dois mandatos do presidente Lula.
José Eduardo Dutra destacou a vitalidade política demonstrada pelo PT na realização do PED 2009, quando 518 mil filiados participaram da eleição das direções partidárias, o que coloca o partido como uma das grandes forças políticas no mundo. Ele enfatizou também a coerência política do partido nestes 30 anos de sua fundação. "O mundo mudou, o Brasil mudou e o Pt também mudou, mas jamais abandonou os princípios que nortearam a sua criação nos anos 80", afirmou.
A ministra Dilma Rousseff fez um detalhado balanço das ações mais importantes do governo Lula que levaram o país a um processo de transformação sócio-econômico que tirou da pobreza cerca de 20 milhões de pessoas nos últimos anos e colocou mais de 52% da população brasileira na classe média.
Dilma destacou a prioridade do governo em promover o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a distribuição de renda como o ponto forte do atual governo. "Essa é uma combinação virtuosa que permite que sejamos citados hoje por muitas agências de pesquisa como a quinta economia mundial, mas nós somente seremos a quinta economia se transformamos substancialmente as condições de vida do povo brasileiro. O Brasil tem um legado de descuido e de descaso para com as classes populares e muito ainda tem que ser feito para melhorar isso", enfatizou.
Dilma ressaltou a taqmbém importãncia do IV Congresso do PT como um espaço para reafirmação do compromisso que o PT carrega nestes 30 anos de história, que o de continuar no caminho da mudança,"levando ao país uma mensagem de transformação e de esperança".
A mesa foi coordenada pelo secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar. Fonte: PT.
Postado por DANIEL PEARL

Nenhum comentário: