terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Medidas desesperadas: FHC no palanque de Serra

Do Blog Os Amigos do Presidente Lula.



Há cinco meses que FHC não participava de eventos do governo do Estado de São Paulo, devido ao medo de José Serra (PSDB/SP) da alta rejeição popular do ex-presidente ser transferida para ele.

Nesta segunda-feira, FHC estava no mesmo evento do governador José Serra (PSDB/SP), na inauguração de uma biblioteca estadual (que contou com R$ 2,5 milhões de dinheiro do governo federal, equivalente a 20% do custo total).

Mas se alguém visitar o "site" do governo paulista não existe nenhuma foto do ex-presidente, e nem sequer menção a seu nome no texto a respeito deste evento.

A imprensa também não divulgou fotos, nem vídeos, dos dois mais "ilustres" demo-tucanos juntos, apesar do noticiário estar repleto de declarações de FHC contra Dilma, inclusive dadas neste evento.

Durante a inauguração, questionado sobre o artigo de FHC, Serra virou as costas para os repórteres e encerrou a entrevista coletiva. "Eu não vou falar sobre isso", acrescentou pouco depois, diante da insistência dos jornalistas.

Restou ao próprio FHC seguir no papel de porta-voz de José Serra, e dizer que o governador demo-tucano inspiraria "mais confiança" do que Dilma. O ex-presidente apoiou até o silêncio de Serra: "O PSDB é que tem de se posicionar. O governador tem de esperar um pouco."

É improvável que FHC tenha ido de "bicão" na inauguração, sem o conhecimento de José Serra. O ex-presidente demo-tucano disse que compareceu porque o secretário estadual da cultura o convidou.

O gesto mostra que José Serra está no limite do desespero, e parte para uma estratégia de alto risco com os objetivos:

1) Todas as lideranças demo-tucanas que tentaram polemizar com Dilma, se deram mal. José Agripino Maia, Álvaro Dias, Arthur Virgílio, Kátia Abreu, Heráclito Fortes, Sérgio Guerra. Tampouco tiveram êxito a Folha, a Veja, o Estadão e Globo, com seus factóides e falsidades. Nenhum deles consegue emplacar algo que arranhe a subida da ministra nas pesquisas. Logo, resta à Serra usar as últimas cartas na manga: colocar FHC em campo, seguindo aquele ditado popular: "perdido por 10, perdido por 100".

2) Serra quer parecer algo "pós-Lula" e não um retrocesso ao governo FHC, mas não tem como esconder sua ligação umbilical com FHC, pois o passado lhe condena.
Então procura "exorcizar" o passado, tentando esgotar o assunto logo, e virar a pauta eleitoral quando a campanha aquecer. Seria como tentar passar a limpo o passado, para descolar-se da imagem de FHC a seguir.

Por isso, Serra tenta medir a dosagem: manter FHC por perto como o vulto de uma sombra, mas à distância "segura" para não aparecer na foto, nem trocando abraços.

Ele quer FHC em seu palanque como um espectro que só alguns enxergam, e outros não. Por isso, fotos ao lado, nem pensar. Só palavras de FHC. Uma imagem destas valeria por mil palavras.

O problema para os demo-tucanos é que o falastrão do FHC não pode ver um holofote ou microfone na frente, que ultrapassa facilmente as mil palavras, estragando toda a estratégia de Serra.

Aparição anterior de FHC em cerimônias do governo José Serra (PSDB/SP), foi em outubro de 2009, no lançamento de um programa de educação ambiental, idealizado pela ONG Arte Sem Fronteiras, que é presidida por Monica Serra, mulher do governador demo-tucano. Também estava presente Hebe Camargo.

Um comentário:

A ESPERANÇA É UMA ESTRELA disse...

Acabei fazer um desafio num comentário que fiz numa matéria da "Carta Capital", para que todos os candidatos do partido dele(fhc) se fotografassem com ele para o material de campanha... ah ah ah... mas pelo que parece ele é tão bom que nem os "amigos" não o querem nem em imagem por perto... será porque heim???????