terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O PAC QUE O EX-SENADOR SÉRGIO GUERRA NÃO VÊ


Copiado do Blog APOSENTADO INVOCADO.

Visitem,
Saraiva


O PAC QUE O EX-SENADOR SÉRGIO GUERRA NÃO VÊ
Teleférico vai aceitar lixo como passagem
Transporte vertical do Alemão também poderá ser pago com o Bilhete Único
POR ANNA LUIZA GUIMARÃES
Rio - Os moradores do Complexo do Alemão vão poder pagar a passagem do teleférico, com inauguração prevista para setembro, com o Bilhete Único e até com lixo, numa espécie de tarifa ecológica. “Temos um projeto de coleta seletiva e a ideia é que esse lixo separado possa ser trocado por passagens pelos moradores”, anunciou o secretário estadual de Obras e governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, que visitou as obras na comunidade, ontem de manhã.
Obras estão 60% concluídas. Na região da Fazendinha, a mais alta de todo o complexo, a 140 metros de altura, estação terá biblioteca pública. Foto: Severino Silva/Agência O Dia
Detalhes do projeto ainda estão em estudo, assim como o valor da passagem. Segundo o presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno, 60% das obras já estão concluídas. Na Estação da Fazendinha, a 140 metros de altura, começou a instalação mecânica do sistema, que entrará em testes em junho.A estação de Bonsucesso, onde haverá integração com o trem, será a primeira do circuito do teleférico. Na sequência, ficarão as estações Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Fazendinha, num percurso de 3,4 km, que será feito em cerca de 15 minutos. Em cada uma das seis estações haverá espaços para atendimento social, como um centro de apoio jurídico na Estação Alemão, um centro de serviços com correios e cursos profissionalizantes em Itararé e um centro cultural com biblioteca pública na Fazendinha.O sistema terá 152 gôndolas movidas a energia elétrica, com capacidade para 10 pessoas — 8 sentadas e 2 em pé. A estimativa é que 30 mil pessoas, entre turistas e moradores da região, utilizem o teleférico todos os dias. A Emop faz, a pedido do governo, um projeto-piloto de reforma, incluindo pintura, das habitações no Alemão, a exemplo do que foi feito no Morro Santa Marta, em Botafogo.Segurança em 5º lugar entre prioridadesLuiz Fernando Pezão disse que segurança está em 5º lugar na lista de prioridades no local. “Antes temos que dar educação , saúde e saneamento e trazer cidadania para essas pessoas”, afirmou ele, que também garantiu a chegada da UPP ao conjunto de favelas.O governo do estado espera, com o teleférico, atrair mais turistas para o Alemão. O grupo AfroReggae vai treinar guias na região. O presidente do grupo, José Junior, diz que já há turismo no complexo. “Já recebemos 240 japoneses em um dia. A comunidade está muito otimista”, afirmou.
Postado por APOSENTADO INVOCADO 1 às Terça-feira, Fevereiro 02, 2010 0 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário: