terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

PT 30 ANOS: VALEU A INTENÇÃO DA SEMENTE

Do BLOG DILMA PRESIDENTE.

Deputado Federal Pedro Wilson Guimarães (PT)
“Diferentemente de todos os partidos por aí

Com sua dança de letras e siglas

O PT é simplesmente o Partido dos Trabalhadores”

Mário Pedrosa


Parece que foi ontem, um grupo de operários, estudantes, professores,
religiosos, intelectuais, militantes de esquerda, da democracia e da liberdade e dos movimentos populares se reuniam para a criação de um partido político. Há exatos 30 anos, no dia 10 de fevereiro de 1980, nascia em São Paulo, no meio das massas operárias e camponesas, no ABC, o Partido que iria mudar a história do Brasil, eleger o primeiro operário de nossa história, Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente do Brasil. E como se fosse ontem o cartunista Henfil dizia: “Se não houver frutos, valeu a beleza das flores... se não houver caule, valeu a intenção da semente”. Era pequeno em sua origem. Goiás, Goiânia estava presente.
Hoje, 10, comemoramos, nada mais nada menos que 30 Anos de História do Partido que muda o Brasil. O PT de Lula, de Dilma Rousseff, de Jair Meneguelli, de Vicentinho, de Djalma Bom, do nosso líder Vacareza, de Governo, do líder do PT Fernando Ferro, de homens e mulheres, prefeitos e prefeitas, de Goiânia, Anápolis, de São Paulo, Belém, Fortaleza, Rio Branco, Aracaju, de governadores e governadoras, do Acre, Bahia, Piauí, Mato Grosso, Pará, Sergipe, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O PT hoje governa o Brasil, cinco estados e mais de 500 prefeituras – 13 em Goiás. São três décadas construindo a democracia e mudando o Brasil, defendendo os direitos sociais, o desenvolvimento nacional e a integração da América Latina.

Queremos celebrar, na militância, este partido democrático, popular e socialista, que soube unir as esquerdas e o campo democrático e popular para transformar a sociedade brasileira. Queremos celebrar essa militância que teve a ousadia de fundar um partido de massas, operário e camponês, no Brasil, em Goiânia, em Goiás, no interior do estado em todos os rincões, chapadas e veredas deste cerrado, o Partido que tem compromisso com a sociedade goiana e brasileira.

Valeu a intenção da semente. O Partido cresceu, amadureceu, criou estrutura e modernizou, adotou novas estratégias de alianças, ampliou o arco de partidos aliados para, enfim, realizar seu projeto transformador da utopia sonhada por toda a militância. Um operário no poder, o governo do povo, a inversão das prioridades, a inclusão social, um projeto democrático e popular. A luta continua: eleger a primeira mulher presidente agora é nosso desafio para firmar a via democrática e consolidar o projeto transformador do combate a pobreza, do avanço em pesquisas, de luta pela terra, da educação popular para todos, da saúde de fácil acesso, da moradia popular – Minha Casa, Minha Vida -, da agricultura familiar, da geração de emprego e renda, do meio ambiente, dos direitos humanos. Temos hoje um milhão e meio de militantes que acreditam na continuidade desse projeto, na criação daquela sociedade sonhada há 30 anos, mais justa e mais fraterna.

O Brasil está mudando, com Lula, ocupando e ampliando os espaços democráticos, traço marcante de uma militância que soube organizar a sociedade com capacidade de mobilização e propostas concretas para apontar o caminho do Partido e do movimento popular e social. Empunhamos bandeiras históricas, construímos as bases necessárias para a realização e o fortalecimento da cidadania criando um canal de representação e participação popular que muda, todos os dias, o Brasil. É possível afirma que o PT reinventou o país e sua pirâmide social. A vitória histórica de Lula em 2002, foi só uma ponta do crescimento continuo de um partido de massas que partindo de uma origem de cinco deputados, apenas 16 constituintes no momento importante da Constituinte de 88, até chegarmos às prefeituras e governos estaduais já conquistados e as bandeiras históricas hoje materializadas no Governo Lula, reeleito por dois mandatos. Viva o PT e partidos aliados democráticos e movimentos sociais, culturais, políticos dos campos e das cidades de homens, mulheres, famílias e comunidades.

É possível afirmar que o PT mudou a imagem do Brasil, hoje uma referência na política internacional, na economia mundial, modelo de governo assumido por outros países e seu presidente, o companheiro Lula, considerado, por grandes lideranças, como um estadista. Quando completamos nossos 30 anos, temos enorme orgulho de nossa história, de um partido que ajudou a construir e consolidar a democracia para todos os brasileiros, homens e mulheres, das cidades e dos campos, índios, negros e brancos, com respeito ao meio ambiente e aos direitos humanos. Viva o Partido dos Trabalhadores de todos os milhares, milhões de militantes. Viva o PT. Viva o Governo Lula. Viva a democracia. Viva o Brasil. Viva Goiânia, Goiás, Brasília de JK a Lula.

Pedro Wilson Guimarães. Membro Fundador do Partido dos Trabalhadores. Deputado Federal. Ex-Prefeito de Goiânia. Professor da PUC/GO e UFG.
dep.pedrowilson@camara.gov.br

0 comentários Links para esta postagem

Nenhum comentário: