sexta-feira, 7 de setembro de 2012

FHC entra na campanha de Serra como coveiro


Depois de prometer gravar mensagem para ajudar o candidato tucano na eleição em São Paulo, ex-presidente admite cansaço do eleitor com o PSDB em São Paulo e fala em “fadiga de material”; isso é apoio?
A relação entre Fernando Henrique Cardoso e José Serra sempre foi esquizofrênica. Uma amizade, no mínimo, estranha. Nos oito anos em que presidiu o Brasil, FHC jamais entregou a Serra o comando da economia – ao contrário, delegou a gestão macroeconômica a economistas que viam, em Serra, um adversário. Quando Serra se impôs como candidato tucano em 2002, a história que corre nos meios políticos dá conta de que o ex-presidente, no íntimo, torceu por Lula, para que a entrega da faixa a um operário (que poderia ser breve na presidência) abrilhantasse sua biografia.
Pois FHC e Serra estão novamente juntos. O ex-presidente prometeu gravar mensagens em apoio ao candidato tucano, que caiu de 31% a 21% no Datafolha, em duas pesquisas, e corre o risco de ficar fora do segundo turno. Nesse cenário crítico, o que FHC tem a dizer aos eleitores? Que há uma “fadiga de material” no cenário político paulista e que há ainda um “cansaço do eleitorado com a predominância do PSDB por muito tempo” (leia mais aqui). Os tucanos estão há 18 anos no Palácio dos Bandeirantes, desde a eleição de Mario Covas, e há oito dominam a prefeitura, com a gestão Serra-Kassab.
Ao diagnosticar o cansaço do eleitor, FHC talvez tenha vislumbrado o fim de um ciclo, que começaria já agora com a queda de uma cidadela, a prefeitura, e se completaria em 2012, com a perda do Palácio dos Bandeirantes. Se isso é apoio, trata-se daquela ajuda bem ao estilo FHC – que contribui mais para a derrota do que para uma eventual arrancada de Serra nas pesquisas. No fundo, FHC entrou na campanha de Serra mais como coveiro do que como cabo eleitoral.
No 247

Nenhum comentário: