sábado, 22 de setembro de 2012

Livro 'A Privataria Tucana' é finalista do Prêmio Jabuti



CPI da Privataria já!




   
Obra expõe esquema de corrupção e lavagem de dinheiro durante as privatizações do governo FHC
 
 
 
 
 
São Paulo – O livro mais polêmico e vendido do ano, A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Junior, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria Reportagem. Esse é o prêmio mais prestigiado da literatura brasileira.
 
 
A obra trouxe à tona um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro público que lesou milhares brasileiros, na chamada Era das Privatizações. Os desvios aconteceram durante o governo Fernando Henrique Cardoso, por intermédio de seu ministro do Planejamento, ex-governador de São Paulo, José Serra, ambos do PSDB.
 
 
No dia do seu lançamento, o livro vendeu 15 mil exemplares, feito inédito no mercado editorial brasileiro. Em dois meses, segundo a editora Geração Editorial, foram mais de 100 mil cópias. A obra permaneceu por mais de quatro meses em diversas listas de livros mais vendidos do país.
 
 
“Estar entre os finalistas do Prêmio Jabuti é ver que meu trabalho de mais de 10 anos investigando dezenas de pessoas valeu a pena. O Brasil está em um momento que é necessário investigar, escrever e publicar obras sérias que sirvam para tirar as máscaras de pessoas que usurparam e ainda usurpam o nosso país. A corrupção é um mal, mas com coragem e trabalho sério é possível mostrar quem são os corruptos e corruptores”, conta Amaury.
 
 
A Privataria Tucana foi lançado em mais de dez capitais, entre as quais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Belém, Porto Alegre e Curitiba. Os eventos ficaram conhecidos como a “Caravana da Privataria Tucana”, e em todos os lugares compareceram centenas ou milhares de pessoas.
 
 
O Prêmio Jabuti é promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e está na 54ª edição. Os três vencedores de cada categoria serão revelados em 18 de outubro. Na premiação, em 28 de novembro, serão conhecidos os dois melhores livros publicados em 2011 em Ficção e Não Ficção, cada um ganhará R$ 35 mil.
Nenhum comentário:  

Do Blog O TERROR DO NORDESTE.

Nenhum comentário: