Site falso de Haddad foi criado em empresa da campanha de Serra
Bruno Lupion, de O Estado de S. Paulo
Bruno Lupion, de O Estado de S. Paulo
A provedora de internet GVT informou nesta sexta-feira, 26, que o site
apócrifo "Propostas Haddad 13", que imitava a linguagem visual usada
pela campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando
Haddad, mas desferia críticas ao petista, foi criado na sede da Soda Virtual,
empresa contratada pela campanha do candidato tucano, José Serra, por
R$ 250 mil reais, para prestar serviços de "criação e inclusão de
páginas na internet".
O site não identificava sua autoria e foi retirado do ar na última
sexta-feira, 19, por decisão da Justiça Eleitoral, após pedido dos
advogados de Haddad. Para o juiz Henrique Harris Júnior, da 1.ª Zona
Eleitoral, as mensagens contidas na página eram "passíveis de
enquadramento, em tese, como ofensivas e sabidamente inverídicas, até
mesmo com o emprego de imitação das fontes, cores e símbolos utilizados
na sua campanha (de Haddad)".
Entre os textos divulgados no site, estavam "Haddad vai criar 50 novas
Escolas de Lata", "Haddad vai aumentar o IPTU" e "Haddad vai voltar com a
Taxa do Asfalto". Na decisão, Harris Júnior determinou ao Google, onde o
site estava hospedado, e à GVT que informassem o IP e a identidade do
criador da página.
Segundo a GVT, a conexão de internet usada para criar o site está em nome de Huayna Batista Tejo, presidente da Soda Virtual, e é acessada pela Rua Borja Peregrino, 318, João Pessoa (PB), sede da empresa. À reportagem, Tejo negou ter criado o site "Propostas Haddad 13" e disse que vai investigar o ocorrido.
Na última sexta, quando o site foi retirado do ar, a campanha de Serra
informou, por meio de sua assessoria, que não era responsável pelo site.
A campanha de Serra foi contatada nesta sexta para comentar a
identificação da autoria do site, mas não pôde responder até o momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário