quinta-feira, 30 de maio de 2013

Com PIB parando, BC arrocha a economia

Mesmo depois do anúncio de um crescimento de apenas 0,6% do PIB no primeiro trimestre, o Comitê de Política Econômica do Banco Central decidiu elevar em meio ponto percentual a taxa básica de juros, de 7,5% para 8%. A votação foi unânime e a equipe de Alexandre Tombini cedeu à pressão do mercado financeiro num dia em que foram anunciados: (1) pibinho, (2) aumento do desemprego, (3) queda nas vendas dos supermercados e (4) IGPM zerado. Faz sentido? Não, não faz e a oposição comemora.
Brasil 247 - Mesmo depois do anúncio de um crescimento de apenas 0,6% do PIB no primeiro trimestre, o Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central decidiu elevar em meio ponto percentual a taxa básica de juros, de 7,5% para 8% ao ano. "O Comitê avalia que essa decisão contribuirá para colocar a inflação em declínio e assegurar que essa tendência persista no próximo ano", informou o Banco Central.
A decisão foi unânime, contando com o voto do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. Também votaram Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.
As expectativas davam conta de um aumento de apenas 0,25 ponto percentual, mas os componentes do Copom resolveram pesar na mão, mesmo depois de o governo anunciar um crescimento menor do que o esperado para o primeiro trimestre. Os analistas esperavam uma alta de pelo menos 0,9%, maior do que o 0,6% alcançado.


Share/Bookmark

Leia mais em: Blog Sujo
Under Creative Commons License: Attribution

Do Blog O Esquerdopata.

Nenhum comentário: