terça-feira, 28 de maio de 2013

TSE manda Aécio retirar da TV campanha antecipada à Presidência da República


Presidente do PSDB ataca a política econômica do governo na tevê, e TSE identifica campanha antecipada e manda mudar a edição.
Muito prazer, sou candidato
O candidato a Presidência Aécio Neves (PSDB), lançou programa de TV, com ataque à política econômica, que foi recebido como campanha antecipada ao Planalto.O TSE mandou o partido mudar o vídeo
 Aécio Neves foi a estrela, no fim de semana, do programa nacional de televisão do PSDB. Foram três filmes de 35 segundos cada, transmitidos em rede nacional de TV e rádio. O primeiro traz uma rápida biografia de Aécio. O segundo, mostra suas realizações como governador de Minas. E o terceiro foi dedicado à inflação, tema que deverá ser o carro-chefe das críticas contra o governo Dilma Rousseff.

Em linguagem coloquial, típica de candidato, Aécio diz que a inflação "volta a bater na porta dos brasileiros"; que o governo federal precisa equilibrar suas contas, pois "gasta mais do que arrecada" e "a conta não fecha"; e que, para o PSDB, "a hora é de tolerância zero com a inflação".
O Partido dos Trabalhadores (PT) não perdeu tempo. Entrou ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido de punição pesada ao PSDB - multa e cassação de 25 minutos da propaganda eleitoral, por antecipar a campanha eleitoral à presidência. O TSE concordou  que Aécio estava fazendo campanha antecipada à Presidência da República, mas deu uma punição branda: a ministra Laurita Vaz exigiu apenas que o PSDB substitua o vídeo.
Apesar disso, Aécio não deixará de dar destaque  a campanha eleitoral no programa do partido que deverá ir ao ar no próximo dia 30. O Candidato tucano o usará boa parte dos 10 minutos de TV para atacar o governo   Dilma no campo econômico e deixar claras suas intenções eleitorais, ainda que indiretamente, para evitar punições do TSE.
Fora da TV, a inflação também é destaque no portal "Conversa com os brasileiros", lançado pelo PSDB semana passada.  A estocada no governo aparece no próprio slogan do site: "País rico é pais sem inflação", paródia ao slogan do governo Dilma: "País rico é país sem pobreza".
Apesar  da campanha antecipada de Aécio, para o cientista político Humberto Dantas, professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), de São Paulo, a questão inflacionária ainda não é um problema grave a ponto de sensibilizar a população para a escolha de um candidato opositor de Dilma. "O brasileiro precisa sentir no bolso.
 Por mais que seja uma preocupação, ainda não aparece como um problema real", afirma. "Inflação que varia entre 6% e 6,5% ainda é um discurso fácil de ser combatido pelo governo, que manteve a estabilidade do emprego."
Na propaganda de Aécio também fica clara a intenção de dialogar com os eleitores das classes C e D. Em entrevista ao programa de TV do apresentador Ratinho, Aécio foi categórico ao tentar resgatar a autoria pelo programa Bolsa Família - um ícone do governo petista - dizendo que Fernando Henrique Cardoso foi o "pai" da ideia. 
Para o cientista político Humberto Dantas, buscar um diálogo mais próximo das classes C e D é positivo, mas o PSDB deveria ter feito isso desde 2003. Com informações do jornal Brasil Econômico

Nenhum comentário: