Justiça do Rio proibiu o portal UOL, do grupo Folha, de Otávio Frias
Filho, de promover a cobertura do reality show "Big Brother Brasil 14",
acatando pedido de liminar da Globo, de João Roberto Marinho, e da
Endemol, detentoras dos direitos e proprietárias do formato; segundo a
liminar, o UOL deve se abster da "exploração comercial e utilização
indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos
programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a
exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol"; o UOL, que desenvolve
uma imensa cobertura do programa global, irá recorrer da decisão; mas
será que vale a pena?
247 - A Justiça do Rio de Janeiro proibiu o portal UOL, do grupo Folha,
de promover a cobertura do reality show "Big Brother Brasil 14",
acatando pedido de liminar da TV Globo e da Endemol, detentoras dos
direitos e proprietárias do formato. Segundo liminar, o UOL deve se
abster da "exploração comercial e utilização indevida de imagens,
marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de
quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV
Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e
http://televisao.uol.com.br/bbb ou qualquer outro portal da empresa
autora". O descumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 100
mil.
A decisão impacta ainda a cobertura do "BBB14" feita pelo BOL, Zip.Net,
aplicativos para celular e portal móvel do UOL. Blogs sobre o programa
("Blog da Morango", "Críticas do Mauricio Stycer" e "O Brasil Está
Vendo") deixam de ser atualizados, bem como o perfil UOL BBB no Twitter.
O programa da TV UOL "Segunda Tela" está suspenso.
O caso, que a Folha está denominando de "censura", é inédito desde a
primeira edição do BBB. De acordo com o portal UOL, há 12 anos, o portal
oferece uma cobertura independente do "Big Brother Brasil", à qual
aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a
produção de conteúdo.
A enquete do UOL é regularmente citada pelos participantes do reality
show como principal referência sobre a popularidade dos competidores na
internet brasileira, prática contra a qual a Globo jamais se opôs, ao
contrário, sempre incentivou a prática do UOL, fornecendo-lhe, por todos
esses anos, imagens já exibidas do programa. Diferentemente do que
alega a ação movida pela TV Globo, todo o conteúdo usado pelo UOL traz o
crédito correto e cumpre integralmente a lei de Direitos Autorais.
A ação da Globo, que também está sendo aplicada contra outros sites,
objetiva tornar os portais de internet da emissora como únicos
fornecedores de informação sobre o reality. O UOL irá recorrer da
decisão.]
Postado há 2 hours ago por Blog Justiceira de Esquerda
Também do Blog Justiceira de Esquerda.
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