quarta-feira, 19 de março de 2014

FOLHA E GLOBO EM GUERRA. MOTIVO: O LIXO BBB

Justiça do Rio proibiu o portal UOL, do grupo Folha, de Otávio Frias Filho, de promover a cobertura do reality show "Big Brother Brasil 14", acatando pedido de liminar da Globo, de João Roberto Marinho, e da Endemol, detentoras dos direitos e proprietárias do formato; segundo a liminar, o UOL deve se abster da "exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol"; o UOL, que desenvolve uma imensa cobertura do programa global, irá recorrer da decisão; mas será que vale a pena?
247 - A Justiça do Rio de Janeiro proibiu o portal UOL, do grupo Folha, de promover a cobertura do reality show "Big Brother Brasil 14", acatando pedido de liminar da TV Globo e da Endemol, detentoras dos direitos e proprietárias do formato. Segundo liminar, o UOL deve se abster da "exploração comercial e utilização indevida de imagens, marcas, textos, elementos e/ou de trechos dos programas BBB, bem como de quaisquer outras marcas e elementos sob a exclusiva titularidade da TV Globo e da Endemol nos portais http://uol.com.br e http://televisao.uol.com.br/bbb ou qualquer outro portal da empresa autora". O descumprimento da decisão implica em multa diária de R$ 100 mil.
A decisão impacta ainda a cobertura do "BBB14" feita pelo BOL, Zip.Net, aplicativos para celular e portal móvel do UOL. Blogs sobre o programa ("Blog da Morango", "Críticas do Mauricio Stycer" e "O Brasil Está Vendo") deixam de ser atualizados, bem como o perfil UOL BBB no Twitter. O programa da TV UOL "Segunda Tela" está suspenso.
O caso, que a Folha está denominando de "censura", é inédito desde a primeira edição do BBB. De acordo com o portal UOL, há 12 anos, o portal oferece uma cobertura independente do "Big Brother Brasil", à qual aplica os mesmos valores e princípios jornalísticos que norteiam toda a produção de conteúdo. 
A enquete do UOL é regularmente citada pelos participantes do reality show como principal referência sobre a popularidade dos competidores na internet brasileira, prática contra a qual a Globo jamais se opôs, ao contrário, sempre incentivou a prática do UOL, fornecendo-lhe, por todos esses anos, imagens já exibidas do programa. Diferentemente do que alega a ação movida pela TV Globo, todo o conteúdo usado pelo UOL traz o crédito correto e cumpre integralmente a lei de Direitos Autorais.
A ação da Globo, que também está sendo aplicada contra outros sites, objetiva tornar os portais de internet da emissora como únicos fornecedores de informação sobre o reality. O UOL irá recorrer da decisão.]
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