quinta-feira, 6 de maio de 2010

Quem apoiou o MSM fará história

06/05/2010
Nos primeiros minutos da madrugada desta quinta-feira, 6 de maio de 2010, terminei de compor a lista de apoios dos leitores deste blog à Representação que o Movimento dos Sem Mídia fez à Procuradoria-Geral Eleitoral pedindo auditoria de todas as pesquisas de intenção de voto para presidente da República já feitas e por fazer pelos institutos Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi.

Trabalhei o mais rápido que pude desde quinta-feira da semana passada, no dia posterior ao término da aceitação, pelo MSM, de apoios à representação. Espero que até a próxima segunda-feira, quando o material começará a ser apreciado pela Justiça Eleitoral, os vossos apoios já estejam em mãos do Procurador-Geral Eleitoral, doutor Roberto Gurgel.

No momento em que escrevo, já se sabe que a Justiça Eleitoral rejeitou a representação do PSDB contra o instituto Sensus por inaptidão da peça jurídica e por ausência de irregularidades.

Acredito firmemente, porém, em que a manifestação do MSM será acolhida pela Justiça pela sua evidente seriedade ao pedir que as pesquisas de TODOS os institutos sejam auditadas até o fim do processo eleitoral deste ano devido às acusações da grande imprensa aos institutos Sensus e Vox Populi e da dita imprensa alternativa aos institutos Ibope e Datafolha.

Contabilizei 2.112 apoios de cidadãos dos quatro cantos do país e do exterior, mas ainda farei uma revisão final nesta quinta-feira e no fim do dia remeterei a lista a Brasília para novo protocolo junto à Procuradoria-Geral Eleitoral.

São centenas de advogados, jornalistas, médicos, engenheiros, aposentados e professores; são dezenas e dezenas de estudantes, servidores públicos, donas de casa, motoristas de taxi, pedreiros, artistas, psicólogos, representantes comerciais, enfim, são pessoas de todas as partes, de todas as profissões, de todas as idades, de todas as classes sociais.

Podem me chamar de sonhador, mas acredito que esta atitude que a sociedade civil tomou em prol de eleições limpas poderá mudar o curso do processo eleitoral de 2010 ao impedir uma farsa que suponho que vem sendo armada, na qual, além do delito em si, há, ainda, deboche contra a sociedade e as instituições.

Note-se que, depois de tudo que aconteceu, prosseguem as tentativas de influir de forma injusta, ilegal e desonesta no processo eleitoral.

Nesta semana, o colunista da Veja Online Lauro Jardim fofocou sobre pesquisas que ninguém sabe, ninguém viu, as quais, obviamente, favoreceriam José Serra. Ontem, o colunista de O Globo Merval Pereira repercutiu essa informação que julgo leviana porque tem poder de influir no quadro eleitoral mesmo carecendo de comprovação.

Desta maneira, julgo que o MSM e os signatários da moção de apoio à representação da ONG ao TSE estão ajudando a escrever a história política deste país, provavelmente impedindo uma das maiores fraudes eleitorais que já se tentou por estas plagas. Quero, pois, cumprimentar a todos nós pela coragem e pelo espírito público que nos moveu.

Assim que tiver em mãos o protocolo da juntada da lista de apoios, publicarei o fac-simile do documento neste blog.

Viva a democracia brasileira.

Escrito por Eduardo Guimarães às 00h10

Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)

Nenhum comentário: