domingo, 14 de fevereiro de 2010

Cenários (Pós) Eleitorais

Do BLOG DO ONIPRESENTE.

Abobrinhas psicodélicas.blogspot.com

02 de abril de 2010: devido ao crescimento de Dilma Roussef nas pesquisas e ao desgaste político provocado pelas chuvas em São Paulo, que colocaram em xeque a sua imagem de gestor eficiente, José Serra desiste de sua candidatura à presidência e anuncia sua intenção de disputar a reeleição ao governo do estado, para tentar reescrever a sua biografia política. Com uma eleição para o senado praticamente garantida e sem estar disposto a se sacrificar por um partido que puxou o seu tapete, Aécio Neves descarta qualquer possibilidade de vir a concorrer ao planalto. Sem ter outra alternativa, a coligação demo-tucana e seus agregados do PPS decidem recorrer a FHC, que prontamente aceita a missão, com a intenção de defender o seu legado e com a esperança de voltar ao governo nos braços do povo, que estaria desiludido com os "desmandos da gestão petista".

03 de outubro de 2010: em um pleito nitidamente plebiscitário, a candidata de Lula vence as eleições no primeiro turno. Profundamente deprimido e chocado com a ingratidão da plebe, FHC refugia-se na casa de seu amigo de fé, irmão camarada Caetano Veloso. Tentando levantar o astral do outrora "príncipe dos sociólogos", o mano Caetano encomenda ao seu fornecedor um preto baiano de primeira, vindo diretamente de Eunápolis. Porém ao saber que o bagulho será consumido pelo ex-presidente, o vapor resolve dar uma sacaneada e mistura bosta de cavalo seca na erva, antes de entregar a encomenda ao bardo baiano. Ao fumar aquela palha, FHC tem uma tremenda bad trip e começa a ter visões de um sabá satânico - como aqueles descritos pelos inquisidores medievais - em que Stédile, Chávez, Morales e Fidel vestindo mantas pretas, dançam em torno de uma fogueira, liderando uma multidão ensandecida que grita: "Aha, uhu, FHC eu vou comer seu cu". Ao acordar, profundamente impressionado, o intelectual uspiano decide largar a política e, em busca de um maior contato com a natureza, vai morar em uma comunidade alternativa no Sana, onde começa a criar abelhas, graças ao financiamento obtido junto a um dos programas de microcrédito implementados pelo governo Lula.

Alguns anos depois, já bem velhinho, a sua grande alegria passa a ser receber algumas poucas jovens estudantes de jornalismo que vão entrevistá-lo para fazer algum trabalho da faculdade. Nestes momentos, o velho sátiro começa a babar pelo canto da boca, coloca as mãos trêmulas nos joelhos das moças e invariavelmente diz : "Sabe, minha jovem, você me lembra uma jornalista da Globo que eu conheci há alguns anos atrás e que depois foi morar em Barcelona..."

Nenhum comentário: