segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Diferença entre Serra e Dilma cai de 25% para 7%, desde novembro.

Copiado do Blog do Douglas Yamagata.
Visitem,
Saraiva

Diferença entre Serra e Dilma cai de 25% para 7%, desde novembro.



A situação que já era desesperadora agora começa a se tornar desanimadora para os tucanos. Vários fatores podem ter contribuído para crescimento de Dilma.

Por Douglas Yamagata

A divulgação da recente pesquisa Vox Populi foi um balde de água fria na candidatura José Serra. Vale lembrar que desde novembro de 2009, Dilma cresceu 12% (de 15% para 27%), enquanto que Serra perdeu 6% (de 40% para 34%).

Ou seja, a diferença que era de 25% em novembro, agora é de 7%.

Vários fatores podem ter contribuído para a diminuição na intenção de votos de José Serra:

1º) A desistência de Aécio Neves na disputa à presidência precipitou a candidatura de Serra e desanimou parte dos aliados políticos dos tucanos (DEM e PPS). Como exemplo temos a base aliada do atual governo de Minas, que deve apoiar o PT nas próximas eleições.

2º) O escândalo do Mensalão do DEM. Vale lembrar, que Arruda era um dos cotados como vice-presidente de José Serra.

3º) Yeda Crusius tem baixa popularidade, devido aos escândalos de corrupção no governo tucano do Rio Grande do Sul. Tarso Genro é o mais cotado para próximo governador do Rio Grande do Sul.

4º) As declarações do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, dizendo que acabará com o PAC. Tais declarações foram não só infelizes, mas mostraram de fato quem é o PSDB: um partido que não acabará apenas com o PAC, mas com o Bolsa Família, a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e etc...

5º) As chuvas em São Paulo, deram oportunidade aos Governos de São Paulo (Estado e capital) de mostrarem o que não fizeram. As enchentes foram a maior mostra da falta de investimentos que deveriam ter sido realizados desde 2005. E o pior, não há argumentos nem para Kassab e nem para Serra, pois tais investimentos estavam pautados nos orçamentos. E para piorar o “papelão”: tanto Kassab, quanto Serra, estão sendo obrigados a aceitar aquilo que eles têm combatido: recursos do PAC – para investimentos contra enchentes, proposto por Lula.

6º) A grande aceitação de Lula e a “descoberta” de Dilma pelo povo. Certamente, ao longo do ano, Dilma deverá crescer ainda mais, uma vez que grande parte do eleitorado ainda não tem conhecimento de sua candidatura, e nem sabe que ela é apoiada por Lula.

Resultado da Enquete

O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, disse que os tucanos são de esquerda. Como você avalia o PSDB?

Um partido de direita.................................... 14 (10%)
Um partido de centro direita......................... 7 (5%)
Um partido de esquerda................................ 0 (0%)
Um partido de centro esquerda..................... 1 (0%)
Um partido partido de extrema direita.......... 7 (5%)
Um partido desesperado............................... 108 (78%)

Total de Votos: 137 votos

Nenhum comentário: