sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Por telefone, Lula diz a Hu que prioriza relações com a China

Também do Blog Brasil, mostra a tua cara.


Pequim, 12 fev (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em conversa hoje por telefone com seu colega chinês, Hu Jintao, que o Brasil prioriza o desenvolvimento de suas relações com a China e deseja fortalecer a cooperação em áreas como energia, aviação e infraestrutura.

Segundo a agência "Xinhua", Lula aproveitou a ligação para parabenizar Hu e a China pela Festa da Primavera, comemorada no próximo dia 14.

Os dois presidentes conversaram sobre as relações bilaterais e ambos expressaram o desejo de promover a cooperação.

De acordo com a "Xinhua", a conversa ocorreu ontem. Hu assinalou que as relações entre Brasil e China tinham se aprofundado e passaram a se caracterizar pela troca frequente de visitas entre seus dirigentes e pela confiança política mútua.

A visita de Estado de Lula à China em 2009 conduziu a associação estratégica entre os dois países a um novo nível porque as duas partes alcançaram consenso sobre uma ampla gama de assuntos importantes, disse Hu.

A agência destacou que os dois países decidiram traçar um plano de ação conjunto e que as trocas e a cooperação em diversas áreas tinham recebido um novo impulso.

A cooperação entre China e Brasil desfruta de uma sólida base política e de uma ampla perspectiva de desenvolvimento, e ampliar a associação estratégica é bom para os interesses de ambos e leva à paz e ao desenvolvimento comum, acrescentou.

Segundo Hu, a China valoriza suas relações com o Brasil e está disposta a trabalhar conjuntamente para impulsionar a associação estratégica entre os dois países.

O presidente da China também disse que as quatro nações do chamado Bric - Brasil, Rússia, Índia e China - compartilham de opiniões similares sobre muitos temas mundiais e têm um grande potencial na cooperação bilateral e multilateral.

EFE

Nenhum comentário: