quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Presidente Lula visita as cidades de Duque de Caxias, no RJ, para inagurar gasoduto

Também do Blog Os Amigos do Presidente Lula.
Visitem,
Saraiva

Presidente Lula visita as cidades de Duque de Caxias, no RJ, para inagurar gasoduto

Nesta quarta-feira (3/2), o Presidente Lula, visita o estado do Rio de Janeiro, onde será inaugurado o gasoduto Cabiúnas-Reduc III (Gasduc III), da Petrobras.

A cerimônia será realizada a partir das 13h, na Estação de Compressão Campos Elíseos, ao lado da Refinaria Duque de Caxias.

Antes, por volta das 11h20, o presidente Lula visita o túnel de passagem do gasoduto, na Serra de Santana, no município de Cachoeiras de Macacu (RJ).

Segundo a Petrobras, com a entrada em operação do Gasduc III, será ampliada a flexibilidade na oferta e a capacidade de transporte para atender o mercado do Sudeste, região de maior consumo de gás natural do País.

Com o novo gasoduto, também será realizado o atendimento pleno de gás natural para as usinas termelétricas Mario Lago (922 MW), Barbosa Lima Sobrinho (394 MW), Leonel Brizola (1.036 MW) e Norte Fluminense (869 MW). Juntas, elas têm capacidade instalada para gerar cerca de 3.221 MW médios, o suficiente para atender 14 milhões de habitantes.

Localizado entre Macaé e Duque de Caxias, o Gasduc III ampliará a capacidade de transporte, neste trecho, de 16 milhões m³/dia, para 40 milhões m³/dia.

O gasoduto, com 179km de extensão, atravessa oito municípios do Rio de Janeiro (Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé e Duque de Caxias), passando por áreas urbanas de alguns deles. Um dos principais desafios foi a construção de um túnel de quase 4 Km, o primeiro no Brasil para passagem de dutos.

Contou com investimentos de R$ 2,54 bilhões e gerou cerca de 27 mil empregos diretos e indiretos.

Nenhum comentário: