Publicado em 19/04/2010
O Conversa Afiada reproduz e-mail do amigo navegante Flavio, de Minas Gerais:
Paulo,
O Mauro Paulino tentou explicar o Data-da-Folha hoje, à Terra Magazine. Ele diz que a pesquisa tem mais São Paulo porque havia um segundo levantamento, para o governo do Estado.
Então tem que explicar também por que a Folha não publicou pesquisa para o governo de São Paulo nem no sábado, nem no domingo, nem na segunda… Será que amanhã sai?
——
A Terra Magazine, o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, nega que tenha havido fraude. E explica a mudança de amostragem efetuada entre um levantamento e outro.
“Sempre que nós colhemos as amostras para ter um resultado também por Estado, há aumento no número de entrevistas”, diz. “Mas isso não significa que o resultado final não seja ponderado para que represente cada Estado”.
Em outras palavras, afirma Paulino, o número de cidades paulistas na pesquisa aumentou devido à pesquisa sobre preferência eleitoral para o governo de São Paulo, feita paralela e simultaneamente ao levantamento presidencial. Quando se pondera a intenção de voto sobre essa nova amostragem, o cálculo é feito de maneira a não alterar o peso populacional específico de um determinado Estado.
Matéria publicada por Leda Ribeiro (Colaboradora do Blog)
Nenhum comentário:
Postar um comentário