segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Carta aberta publicada no Com Texto Livre é notícia no Jornal do Commercio

Convite ao ex-senador Maciel gera polêmica


O convite da Faculdade de Direito do Recife (FDR) ao ex-vice-presidente da República Marco Maciel suscitou reações contrárias de professores e alunos da instituição. Quando o nome do político foi anunciado, semana passada, surgiram críticas nas redes sociais na internet, e uma professora chegou a divulgar carta aberta manifestando-se de forma contrária à presença de Maciel na reabertura do Salão Nobre da FDR. O fato de ele ter sido governador biônico (1979-1982) nomeado pela ditadura militar e pertencido à Arena, partido de sustentação do regime, motivou os protestos.

Em carta endereçada à diretora da FDR, Luciana Grassano, a professora Larissa Maria de Moraes Leal afirma que a presença de Marco Maciel na reinauguração do salão fere a memória viva de lamentáveis fatos ocorridos na própria faculdade no final da década de 60 e durante a década de 70, referindo-se à ditadura, quando professores da Casa foram perseguidos. Fere, por fim, em minha opinião, todos os nossos alunos que, sem experiências pessoais sobre esse período tenebroso, precisam de nossas memórias e de nossa voz para conhecerem esse mal absoluto que é a restrição da liberdade.

O texto foi divulgado no blog contextolivre.blogspot.com, na última sexta-feira, e a autora ressalta não ter queixa pessoal quanto ao ex-vice-presidente, ex-governador e ex-senador. Porém argumenta que a trajetória política dele não condiz com uma faculdade que ficou ao lado dos cidadãos frente à ditadura. A professora pede que sua ausência seja registrada na solenidade de hoje, caso Maciel compareça, como um protesto silencioso e pacífico.

No Facebook, o professor Alexandre da Maia protestou afirmando que, numa cerimônia laudatória, todos os políticos que ajudaram a reformar o Salão Nobre através de emendas parlamentares deveriam ter sido convidados, e não só Maciel. Frisou que quem deveria ter a honraria de reabrir o salão nobre deveria ser um acadêmico, e não político.

A assessoria de Marco Maciel informou que ontem ele se encontrava num evento e não poderia comentar o assunto. Não tem o que comentar o que desconheço, resumiu, via assessoria.

Jornal do Commercio [área para assinantes]

Um comentário:

zcarlos disse...

Estimado Saraiva,
Obrigado pela publicação desta grande notícia.
Pautamos o PIG...
Abs!