domingo, 9 de outubro de 2011

Chimpanzés veem a luz pela primeira vez


Na Áustria, 38 chimpanzés de laboratório viram a luz do sol pela primeira vez depois de trinta anos. Eles se abraçaram e sorriram, demonstrando alegria
O canal alemão de televisão RTL presenteou seu público com uma filmagem realmente comovente. O vídeo mostra 38 chimpanzés que viram a luz do Sol pela primeira vez, depois de passarem três décadas como cobaias de laboratório. Esses primatas, nascidos na selva africana e roubados de suas mães logo após o nascimento, foram levados para um centro de pesquisas austríaco e mantidos durante trinta anos em total isolamento (para evitar contaminações externas). Quase todos foram submetidos a injeções com o virus da AIDs e da hepatite. As experiências se concluíram em 1997, ano em que foi vendida a empresa farmacêutica patrocinadora que os encomendara.
O que se vê no vídeo é apenas o último passo de um percurso de paulatina reintegração na vida ao ar livre, iniciado em 2002. O filme foi girado no parque safári de Ganserndorf, Áustria, construído para tal finalidade por um grupo de austríacos amantes dos animais.
No momento da soltura, alguns chimpanzés se juntam no portão e, com desconfiança, examinam a situação. De repente, como se entendessem o que tudo aquilo significa, eles se abraçam e, finalmente, atravessam a soleira, conquistando a liberdade.
O fundador do parque, Michael Aufhauser, comenta: “Eles se abraçaram e sorriram. É como se ficássemos presos num elevador com outras pessoas durante trinta anos. De repente as portas se abrem, a gente se olha e exclama: ‘Não consigo acreditar que seja verdade!”
 
 
 
No Brasil 247

Nenhum comentário: