terça-feira, 27 de março de 2012

Até que enfim o engavetador geral vai investigar Demóstenes: Sob pressão, Gurgel vai investigar Demóstenes

Sob pressão, Gurgel vai investigar Demóstenes
Sob pressão, Gurgel vai investigar Demóstenes
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deverá abrir nas “próximas horas” uma investigação sobre parlamentares suspeitos de envolvimento em irregularidades apontados na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. A ação, que desarticulou um esquema de jogos de azar no Estado de Goiás, apontou o envolvimento de parlamentares com o empresário e contraventor Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira.

A informação sobre a abertura da investigação foi dada na tarde desta terça-feira (27) pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), após encontro com Gurgel na Procuradoria Geral da República (PGR). Entre os possíveis envolvidos estão o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e os deputados por Goiás Rubens Otoni (PT), Carlos Alberto Leréia (PSDB) e Sandes Júnior (PP).
Hoje, PT, PDT e PSB protocolaram um pedido de esclarecimentos ao procurador-geral sobre a demora nas investigações da suposta relação de deputados e senadores com o empresário.
Em um acontecimento raro, Gurgel recebeu parlamentares da Frente Mista de Combate à Corrupção e sinalizou "indícios robustos" para propor uma investigação no Supremo Tribunal Federal (STF). "Hoje chegamos céticos e estamos confiantes agora", disse Randolfe.
 
 
O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) pediu afastamento da liderança do DEM no Senado, na tarde desta terça-feira (27), em carta enviada ao presidente nacional da legenda, José Agripino Maia (RN). No texto, Demóstenes afirma que precisa de mais tempo para se dedicar à defesa das acusações que o envolvem com o empresário Carlinhos Cachoeira.

 
“A fim de que possa acompanhar a evolução dos fatos noticiados no últimos dias, comunico à Vossa Excelência meu afastamento da Liderança do Democratas no Senado Federal”, disse o senador.
Reportagem da revista "CartaCapital" afirma que o senador arrecadou R$ 50 milhões após se associar com o bicheiro, que, segundo a Polícia Federal, controlava uma rede de 8.000 máquinas ilegais de caça-níqueis e 1.500 bingos clandestinos. A reportagem diz ter obtido, junto ao núcleo de inteligência policial da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, um relatório sigiloso da Operação Monte Carlo, que dá detalhes da relação entre o senador e o bicheiro.

 
Segundo a publicação, o esquema de Cachoeira rendeu R$ 170 milhões nos últimos seis anos, dos quais Demóstenes teria ficado com cerca de 30%. Ainda segundo a reportagem, a Polícia Federal saberia, desde 2006, que o senador, que é ex-procurador, ex-delegado e ex-secretário de Segurança Pública de Goiás, teria relação direta com o grupo de Cachoeira.

 
Ainda de acordo com a "CartaCapital", o senador teria conseguido manter em sigilo sua suposta ligação com Cachoeira após subornar um delegado da PF em Goiás que estava entre os 35 presos na operação Monte Carlo, em 29 de fevereiro.

 
Em meio às acusações de irregularidades, Demóstenes confirmou apenas que havia recebido presentes de casamento –uma geladeira e um fogão importados– de Cachoeira. Porém, vieram à tona informações que o senador mantinha uma linha telefônica para conversar com o empresário.
O corregedor do Senado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), enviou pedido de informações ao Ministério Público para saber se há envolvimento de Demóstenes no esquema de corrupção investigado pela Operação Monte Carlo. Depois dessas informações, Vital do Rêgo definirá se o caso será remetido ao Conselho de Ética da Casa.Com informações da Agência Brasil
0 comentários  

Também do Blog O TERROR DO NORDESTE.

Nenhum comentário: