quinta-feira, 17 de maio de 2012

Até FHC defende “regulação da mídia”


Os barões da mídia devem estar irritados com o ingrato FHC. Durante seminário realizado por seu instituto nesta terça-feira (15), o ex-presidente se disse favorável à adoção de “mecanismos” para a regular os meios de comunicação. A declaração inusitada e surpreendente foi publicada, numa notinha, pelo jornal O Globo e reproduzida pelo sítio Comunique-se. Vale registrar e guardar:
“Temos hoje uma arquitetura democrática, mas não temos a alma. É uma ideia que ainda está sendo construída. É preciso apoiar mecanismos de regulação que permitam a diversidade”, afirmou FHC. O ex-presidente também defendeu a criação da Comissão da Verdade, que deve apurar “os abusos do Estado” cometidos no período da ditadura militar.

Surpresas num ambiente adverso

O seminário organizado pelo Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), com o tema “Meios de comunicação e democracia na América Latina”, contou as presenças de Carlos Mesa, ex-presidente da Bolívia; Osvaldo Hurtado, ex-presidente do Equador; Ruben Aguilar, ex-porta-voz da presidência do México; e do jornalista Eugênio Bucci, ex-presidente da Radiobrás no governo Lula.
Apesar do ambiente avesso à tese da democratização da comunicação, com ex-presidentes que fazem oposição aos governos dos seus países e os acusam de cercear a liberdade de imprensa, não faltaram críticas à mídia hegemônica na região. Carlos Mesa, por exemplo, disse que “os meios entraram numa espiral de perda de valores” ao tentarem se converter em “protagonistas políticos”.

O que Dilma está esperando?

Já Ruben Aguilar, que foi porta-voz do presidente conservador Vicente Fox (2000-2006), criticou a atitude mercenária da mídia no México. “O governo antes dava dinheiro para que sua informação fosse publicada. Agora, são os meios de comunicação que cobram por isso”. Em pleno processo eleitoral no país, Aguilar afirma que a situação se agrava ainda mais, com o “noticiário corrompido”.
Se conservadores convictos, sempre bajulados pela mídia hegemônica, criticam as suas distorções, por que será que o governo Dilma Rousseff ainda não apresentou sua consulta pública sobre o marco regulatório do setor do Brasil? O que está esperando? Até FHC já defende “mecanismos” para regular a mídia!

Nenhum comentário: