segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Haddad:"Deve ter sido o mensalão do PSDB que ele citou"

FHC cita mensalão na TV e acirra embate com petistas
DE SÃO PAULO
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu destaque ao mensalão em sua estreia na propaganda eleitoral de José Serra (PSDB) na TV e inflamou os discursos de tucanos e petistas na disputa à Prefeitura de São Paulo.
Em inserções televisivas do PSDB veiculadas desde anteontem à noite, FHC se referiu ao caso sob julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) para dizer que "São Paulo não aceita quem é tolerante com desvios de dinheiro público" e "vai votar em um administrador honesto, com história limpa, José Serra".
A fala do ex-presidente motivou um contra-ataque do adversário Fernando Haddad (PT) com menções ao chamado "mensalão mineiro" --suposto esquema do publicitário Marcos Valério com tucanos do Estado, em 1998.
"Como ex-presidente ele tem que ter uma postura republicana e sabe onde começou isso. Começou em Minas Gerais com o partido dele", disse Haddad, em entrevista.
A aparição de FHC ocorre uma semana após ele escrever um artigo com críticas ao governo Lula, rebatido pela presidente Dilma Rousseff e que provocou uma guerra de declarações entre PT e PSDB.
Em São Paulo, as duas campanhas vinham evitando referências explícitas ao mensalão na TV até meados da semana passada. No rádio, a de Serra já havia chamado antes de "bilhete mensaleiro" a proposta petista de implantar um bilhete único mensal.
DISPUTA PELO 2º LUGAR
O líder das pesquisas na capital paulista é Celso Russomanno (PRB), com 35% das intenções de voto pelo último Datafolha. Serra e Haddad estão tecnicamente empatados em segundo lugar --com 21% e 16%, respectivamente.
Serra falou do mensalão pela primeira vez em seu programa de TV na sexta-feira, feriado da Independência.
Na atual campanha, ele é apoiado pelo PR, de Valdemar Costa Neto, um dos réus do julgamento no Supremo.
Na propaganda tucana na televisão, o ex-presidente FHC não citou de forma nominal o PT ou algum de seus filiados julgados no STF.
Mas disse que a "Justiça está despertando o Brasil", "já condenou réus do mensalão e não poupou os poderosos".
O deputado João Paulo Cunha (PT), ex-presidente da Câmara dos Deputados, é um dos que já receberam a maioria dos votos dos ministros pela condenação --por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato (desvio de dinheiro por servidor).
Questionado ontem, Fernando Haddad, ex-ministro da Educação de Lula e Dilma, ironizou dizendo que "deve ter sido o [mensalão] do PSDB que ele citou. [Se não falou,] devia ter citado, então, o do PSDB também".
A campanha de Serra não quis comentar a participação mais incisiva de FHC na campanha nem a fala de Haddad.

Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário: