segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dilma aplica R$ 30 bi em transporte público. Que horror !


“Garantir transporte público de qualidade, rápido, moderno, seguro e com preços acessíveis significa melhorar a vida das pessoas”


Esta semana, o programa de rádio Café com a Presidenta traz edições especiais para Rio Grande do Sul e Paraná, onde a presidenta Dilma Rousseff esteve na semana passada para divulgar investimentos do PAC Mobilidade Grandes Cidades para Porto Alegre e Curitiba e, na capital gaúcha, firmou pacto do Plano Brasil sem Miséria com os governadores da região Sul.


Na versão nacional, Dilma Rousseff falou sobre o sistema de transportes nas grandes cidades e anunciou que o governo federal investirá R$ 30 bilhões em obras de mobilidade urbana para melhorar o transporte coletivo por todo o país.


Ela lembrou que apesar de a responsabilidade sobre o transporte urbano ser dos municípios, o governo federal está empenhado em garantir a melhoria do serviço público, destinando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. E destacou a importância dos metrôs nas grandes cidades – o PAC já destinou verbas para os metrôs de Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. As próximas cidades contempladas serão Recife e Fortaleza.


“Vamos ajudar a construir metrôs, corredores exclusivos de ônibus, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) e vamos, também, investir na integração desses vários tipos de transporte (…). Precisamos, Luciano [Seixas, apresentador], acabar com a ideia de que o transporte individual é para os ricos, e o transporte coletivo é para os pobres. Vamos garantir qualidade para que todas as pessoas queiram utilizar o transporte público, o transporte coletivo, independentemente de sua renda. É assim nas grandes cidades dos países desenvolvidos. Queremos que seja assim também no Brasil – transporte público de qualidade e, ao mesmo tempo, direito de ter acesso ao seu próprio carro.”


(…)

Navalha
O transporte público, como se sabe, é a derrota dos tucanos de São Paulo.
Eles constroem um quilometro de metrô por ano.
O paulistano, por exemplo, gasta, por dia, quase três horas para ir voltar do trabalho, na média.
Durante a campanha presidencial, o Padim Pade Cerra mostrou umas imagens que atribuia ao metrô de São Paulo e, na verdade, pareciam captadas no metrô de Vancouver.
Só não era mais ridículo do que o cano que ele levava de Sergipe ao Ceará, sem que jamais se soubesse o que ia dentro do cano.
A questão do transporte público é mais aguda em São Paulo – há 17 anos governado por tucanos – do que em qualquer outra cidade brasileira.
E o PiG (*) passa batido.




Paulo Henrique Amorim

(*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista.

Também do Blog CONVERSA AFIADA.

Nenhum comentário: