sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Em Cartagena, por uma Alternativa Latinoamericana



Começo a participar hoje, em Cartagena, na Colômbia, da III Reunião Alternativa Latinoamericana , um fórum de discussão que vai até domingo e tem o propósito de trocar informações sobre os principais problemas econômicos e sociais. O evento, que reúne políticos, intelectuais e ativistas sociais do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Colômbia, México e República Dominicana começa hoje, com um encontro com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A partir de amanhã, teremos uma extensa pauta de debates sobre temas como violência, segurança, crime organizado, emprego, inovação e produtividade.
Esta será a terceira reunião do grupo que se formou este ano, como apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da ONU, e visa elaborar um novo documento “Alternativa Latinoamericana”, que substitua o antigo, elaborado entre 1996 e 1997, por líderes políticos e acadêmicos latinoamericanos da época. O que se busca é uma nova proposta para alcançar soluções e enfrentar o capitalismo atual estágio do capitalismo financeiro, que se encontra numa fase totalmente diferente daquela em que, nos anos 90, o pensamento neoliberal parecia ter se imposto ao mundo.
A agenda do encontro, do qual participo por convite do ex-ministro José Dirceu – é muito pesada e não sei se terei tempo de ir transmitindo os encontros por aqui, mas na volta prometo resumir os pontos essenciais e reproduzir os textos que se originarem dali.

Do Blog TIJOLAÇO.COM

Nenhum comentário: