Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, vão adiantar relógio
Do R7
Leia mais notícias no R7
Dados divulgados nesta quinta-feira (13) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) indicam que o Brasil poderá economizar até R$ 100 milhões neste período.
O horário de verão 2011/2012 terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985.
Em 2010, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado.
O horário de verão é adotado sempre nessa época do ano devido ao aumento da demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.
Confira também
No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada adiantando o relógio em uma hora.
Bahia
A Bahia fez parte do horário de verão até 2002. O retorno ao regime especial é resultado de um estudo apresentado por empresários baianos ao governo local.
A medida, porém, foi recebida com protestos pelos trabalhadores baianos. Para eles, ao aderir ao horário de verão, o governo estadual cedeu à pressão dos empresários.
No entendimento da classe, a mudança prejudica os funcionários. O argumento é que, com o horário de verão, o trabalhador precisa acordar uma hora mais cedo e enfrentar problemas de transporte e segurança.
Do Portal R7 Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário