sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Horário de verão começa neste domingo

Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, vão adiantar relógio
Do R7
 
Publicidade
O horário de verão começa neste domingo (16) e vai até 26 de fevereiro do ano que vem. Com a mudança, os Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia, terão de adiantar os relógios em uma hora. O objetivo da medida é economizar energia.

Leia mais notícias no R7

Dados divulgados nesta quinta-feira (13) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) indicam que o Brasil poderá economizar até R$ 100 milhões neste período.

O horário de verão 2011/2012 terá 133 dias de duração e é o mais longo desde 1985.

Em 2010, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário diferenciado resultou na redução de 4,4% da demanda de energia entre o fim da tarde e o início da noite, quando o consumo é mais alto nas regiões onde o sistema foi adotado.

O horário de verão é adotado sempre nessa época do ano devido ao aumento da demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.


No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada adiantando o relógio em uma hora.

Bahia

A Bahia fez parte do horário de verão até 2002. O retorno ao regime especial é resultado de um estudo apresentado por empresários baianos ao governo local.

A medida, porém, foi recebida com protestos pelos trabalhadores baianos. Para eles, ao aderir ao horário de verão, o governo estadual cedeu à pressão dos empresários.

No entendimento da classe, a mudança prejudica os funcionários. O argumento é que, com o horário de verão, o trabalhador precisa acordar uma hora mais cedo e enfrentar problemas de transporte e segurança.

Do Portal R7 Notícias.

Nenhum comentário: