terça-feira, 11 de outubro de 2011

O alicate americano



A política americana vai evidenciando que a reeleição do presidente Barack Obama vai se tornando vítima de uma espécie de alicate.
De um lado, os republicanos – como um todo, e não apenas o Tea Party – invocando a “grandeza perdida” dos Estados Unidos, como ficou claro no discurso de Mitt Rommey, semana passada. Não foi casual, certamente, mas ancorado em avaliações de pesquisa e não em algum sermão dominical.
De outro, o crescente movimento de insatisfação dos jovens e do do que se poderia chamar de esquerda americana.
Há quatro anos, na campanha que elegeu Obama, este grupo era seu maior promotor, enquanto aquele, arruinado pelo melancólico fim da Era Bush, apenas gaguejava ou mostrava seu lado folclórico com a “Mulher-Maravilha” Sara Palin.
Esta madrugada, mais cem pessoas foram presas, agora em Boston, em mais um dos protestos que se espalham nos EUA.
O levantamento de aprovação desaprovação realizado pelo Instituto Gallup registrou, semana passada, o menor índice de aprovação ao atual presidente em todo os seus quase mil dias de mandato: 38%. Na primeira semana de outubro, a pesquisa registrou 40% de aprovação e 53% de reprovação. A esta altura do mandato, entre os presidentes americanos das últimas décadas, só Jimmy Carter tinha índices neste patamar. O próprio George W. Bush só chegaria a amargar seus parcos 29% de aprovação lá pelo segundo trimestre de seu último ano.
Os espaços estão se fechando. Até mesmo um pré-candidato negro os republicanos arranjaram: Herman Cain, um empresário de Atlanta, na Georgia, que aparece bem nas pesquisas internas do partido.
Obama precisa desesperadamente do que parece ser mais difícil: uma rápida recuperação da economia.

Também do Blog TIJOLAÇO.COM

Nenhum comentário: