quinta-feira, 22 de março de 2012

Globo ignora esforços anti-corrupção, pela ética da CGU e contrata empresa denunciada no "Fantástico"

Deu na Coluna Zapping:
ESQUEMA DE CORRUPÇÃO
Empresa suspeita trabalha na Globo
A Toesa Service, empresa de aluguel de veículos denunciada no "Fantástico" por corrupção em licitações num hospital público do Rio, presta serviço para a Globo. São da companhia as ambulâncias usadas no Projac (estúdios cariocas do canal). Na reportagem exibida no domingo, um gerente da Toesa oferece a um repórter, disfarçado de gestor de um hospital, propina de 10% do valor de uma licitação. A Globo confirmou manter relações comerciais com a empresa. "A Toesa presta, sim, serviços de ambulância e primeiros socorros no Projac. Todos os veículos levam o logotipo da empresa, e os funcionários andam uniformizados", disse, em comunicado.


Comento:

Nenhum empresa das Organizações Globo aderiu ao Cadastro Nacional de Empresas Comprometidas com a Ética e a Integridade, uma iniciativa da CGU (Controladoria-Geral da União) e do Instituto Ethos que avalia e divulga as empresas voluntariamente engajadas na construção de um ambiente de integridade e confiança nas relações comerciais, inclusive naquelas que envolvem o setor público.

Tampouco a TV Globo levou em conta o fato da empresa de ambulâncias já estar sob sanções por supostos malfeitos no Instituto Nacional do Câncer, em informação tornada pública no Diário Oficial da União e mantida à disposição do público no Portal da Transparência:

http://www.portaltransparencia.gov.br/ceis/EmpresasSancionadas.asp?paramEmpresa=3&textoPesquisa=TOESA 
Ou seja, ao contratar a TOESA, a Globo ignorou os esforços pro-ética e de combate à corrupção.

Mesmo sendo um negócio entre duas empresas privadas, uma nação de pessoas e empresas honestas só se constrói com o esforço de todos para repudiar e aplicar castigos corretivos, incluindo boicote, a quem age desonestamente.

Mas se contratar a empresa já é ruim, pior é a denúncia do vereador Paulo Pinheiro (PSOL) do Rio de Janeiro na nota acima..

Nenhum comentário: