domingo, 4 de março de 2012

PETROBRAS INICIA PRODUÇÃO EM ÁGUAS ULTRAPROFUNDAS NOS ESTADOS UNIDOS

FPSO BW Pioneer, da Petrobras

“A Petrobras comunicou ontem que foi iniciada a produção do ‘campo de Cascade’ através do poço ‘Cascade 4’, interligado ao FPSO (navio- plataforma flutuante de produção, com capacidade de estocagem e escoamento) ‘BW Pioneer’, localizado a aproximadamente 250 quilômetros da costa do Estado da Lousiana, em profundidade de água de 2500 metros, no Golfo do México americano, em 25 de fevereiro de 2012.

É o primeiro FPSO a produzir petróleo e gás no setor americano do Golfo do México. O navio-plataforma tem capacidade de processar 80 mil barris de petróleo e 500 mil metros cúbicos de gás por dia, e de estocar 500 mil barris de petróleo. O navio possui sistema de ancoragem desconectável, que permite o seu deslocamento para áreas abrigadas durante a ocorrência de furacões e tempestades, trazendo segurança para a tripulação e o meio ambiente e preservando os equipamentos.

O poço produtor de “Cascade 4” foi perfurado e completado em reservatórios de idades geológicas do Terciário Inferior (23 a 65 milhões de anos), promissora fronteira exploratória marítima do Golfo do México, a uma profundidade de cerca de 8 mil metros.

Esse poço está interligado ao navio-plataforma através de sistema composto por equipamentos e linhas submarinas e “risers” auto-sustentáveis (linhas verticais de produção). O petróleo produzido será transportado para a terra através de navios aliviadores, e o gás, através de dutos.

A Petrobras é a primeira empresa a desenvolver um campo de petróleo no Golfo do México utilizando essas tecnologias, já aplicadas sistematicamente com sucesso no Brasil.

A implantação do projeto de desenvolvimento de Cascade cumpriu as diretrizes da área de segurança, meio ambiente, eficiência energética e saúde da Petrobras, que continuarão a ser fielmente adotadas durante a fase de produção que agora se inicia.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/03/01/petrobras-inicia-producao-em-aguas-ultraprofundas-do-golfo-do-mexico/#more-51122). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: