domingo, 16 de dezembro de 2012

DATA FOLHA - PESQUISA "LANÇA" JOAQUIM BARBOSA, ENTERRA JOSÉ SERRA E MOSTRA INSIGNIFICÂNCIA DE AÉCIO NEVES

Na Pesquisa DataFolha divulgada hoje, o Instituto "LANÇOU" a possível candidatura do Ministro Joaquim Barbosa (STF) para presidência da República. Sem que seu nome fosse lembrado na pesquisa espontânea onde  não obteve citação, pelo menos é o que os números mostram, ele teve o nome incluído na pesquisa estimulada, quando o eleitor recebe um lista de nomes para "votar".

O que se observa na Pesquisa:
Na pesquisa sem estímulo de nomes, Dilma recebe 26% das preferências.

Com menos da metade, mas isolado em segundo, vem Lula, com 12%. Há também 1% cuja preferência é "PT" ou "vai votar no PT". O petismo somado recebe 39% de intenções de voto espontâneas segundo o Datafolha.

Os candidatos de oposição têm percentuais modestos no levantamento espontâneo. O senador Aécio Neves (PSDB-MG) registra 3%. Os também tucanos José Serra e Geraldo Alckmin têm 2% e 1%, respectivamente. Marina Silva (sem partido) aparece com 1%. Outros 46% não responderam.

JOAQUIM BARBOSA

Uma novidade na pesquisa foi o nome de Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, relator do julgamento do mensalão.

Barbosa pontua 9% quando a candidata do PT é Dilma. Ele empata tecnicamente, na margem de erro, com Aécio Neves, que fica com 11%.

Se Barbosa é testado num cenário no qual Lula é o candidato do PT, o presidente do STF registra 10% de intenções de voto. Aécio fica com 9%.

Concluindo

Os candidatos da oposição não têm percentuais modestos como avalia a Folha, eles tê percentuais PÍFIOS, IRRISÓRIOS na pesquisa espontânea.

O DataFolha, para não pulverizar ainda mais os votos da "oposição" retirou o nome de José Serra da pesquisa estimulada, apesar dele ter sido citado na pesquisa espontânea, tecnicamente empatado com Aécio e Alckmin. Ou seja, a Folha, assim como FHC já "RIFOU" o José Serra.

Sem que tivesse o nome citado na pesquisa espontânea, o Ministro Joaquim Barbosa foi incluído na pequisa estimulada. É, portanto, uma "NOVIDADE" fruto da forçação de seu nome no cenário político-eleitoral. Acontece que o Ministro não abala nem Dilma nem Lula, mas, ultrapassa Aécio Neves, mostrando a insignificância do político mineiro no cenário nacional. 

Tem uns 15 anos, no mínimo, que Aécio é apresentado como o nome da "RENOVAÇÃO" na política brasileira, e não sai de evidência na Mídia, ainda que parte das notícias a ele relacionadas, estejam ligadas à blitz da Lei seca onde se recusou a soprar o bafômetro ou em vídeos onde aparece cambaleando na porta de botequins do Rio de Janeiro. Nem assim, porém, ele consegue um 'traço' indicando que é alguém apto a concorrer ao cargo de presidente.

Como se vê, com Marina Silva sem partido, Joaquim Barbosa incluído nesse cenário apenas para oferecer alguma chance dos números de Dilma e Lula serem jogados para baixo, a oposição não tem nada. 

DILMA = 26%

LULA = 12%

DILMA + LULA = 38%

AÉCIO + SERRA + ALCKMIN = 6%

A MÍDIA partidarizada vai ter de trabalhar muito para reverter essa situação e, sem dúvida, com a quadrilha de arapongagem que à abastecia, desarticulada e condenada, essa tarefa fica muito mais difícil.

LEIA A ÍNTEGRA DA PESQUISA AQUI

Arte Folhapress




Nenhum comentário: