sexta-feira, 17 de maio de 2013

SUPREMO DEBOCHE - MINISTRO JOAQUIM BARBOSA DIZ QUE ADVOGADOS BRASILEIROS ACORDAM TARDE

OAB REAGE A MAIS UMA FALA DESRESPEITOSA E PRECONCEITUOSA - IA-SP - DIZ QUE BARBOSA NÃO SE COMPORTA À ALTURA DO CARGO QUE OCUPA.


Caiu como uma bomba (outra bomba) a declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que na terça-feira (14/05) em sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afirmou que os advogados acordam tarde, e por isso, não tem sentido querer que Tribunais abram mais cedo ou passem a atendê-los, antes da 11 horas da manhã.
A infeliz declaração (outra infeliz declaração) de Barbosa, desagradou às entidades que representam os advogados brasileiros. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reagiu a declaração que taxou de “preconceituosa e desprovida de conhecimento da realidade do trabalho da classe”, e o Instituto dos Advogados de São Paulo afirmou que a declaração é motivo de “profunda preocupação e que a conduta de Barbosa é incompatível com o exercício do cargo de presidente da mais alta corte da Justiça brasileira".
A nota da OAB diz ainda que: “É lamentável que instituições sejam obrigadas a gastar energia com afirmações preconceituosas”. 
O ministro Joaquim Barbosa vem se destacando por uma excessiva exposição na mídia, de forma nunca vista na nossa história e com o agravante de que, apesar de contar com o apoio da Mídia partidarizada, está repleta de momentos lamentáveis.
De um ministro do STF, especialmente quando no exercício da presidência, se espera discrição, parcimônia, ponderação, bom senso e atitude respeitosa, jamais estas provocações e rodopios de pavão. Infelizmente a mídia vestiu uma fantasia de super-herói em Joaquim Barbosa, ele incorporou o personagem e agora não tem quem consiga convencê-lo que ele é um simples mortal.

Nenhum comentário: