segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Tudo isso graças a Doutor Lula: Ensino de excelência em Pernambuco

Ensino de excelência em Pernambuco



O Globo - 03/10/2011
RECIFE. Marcado por problemas como déficit na aprendizagem, evasão escolar e falta de professores, o ensino técnico também oferece ilhas de excelência. A antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco, transformada em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, teve suas 1.920 vagas disputadas este ano por 17 mil alunos. E a Escola Técnica Estadual Agamenon Magalhães selecionou 1.830 entre 10 mil que disputaram uma chance em seus oito cursos.


A corrida não é para menos. O IFPE está com o quadro de 398 professores completo. Com 102 anos de funcionamento e transformado em IFPE no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou com a maior autonomia financeira, segundo o diretor Moacir Martins Machado. Equipou-se e tem hoje cem laboratórios que servem a 16 cursos. Dois estão em fase de implantação: automação industrial (de nível superior) e mecânica automotiva (especialização técnica), ambos voltados para polos industriais que estão sendo implantados no litoral Sul (complexo industrial portuário de Suape) e litoral Norte (que se prepara para receber a Fiat). Aos 19 anos, Wolney Júlio Gonçalves se classificou para fazer o ensino médio junto ao técnico de química:


- O diferencial de terminar o ensino médio com formação profissional é ganhar logo o mercado de trabalho. Se eu fizesse o ensino médio convencional e fosse depender de universidade para me inserir, ia perder de dois a três anos pelo menos. Com o integrado, essa ponte fica mais curta.


O IFPE ensina não só tecnologia, mas também empreendedorismo. Uma das iniciativas é a Aromice, uma pequena SA/E (Sociedade anônima Estudantil), na qual os alunos aprendem todas as etapas na implantação de uma indústria. Para manter a empresa, o IFPE conta com ajuda de grandes corporações - como Santander e Gerdau - e de uma organização não governamental secular e internacional, a Júnior Achievement.


A reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Recife administra nove campi.


O projeto Edificando Ideias - que terminou por produzir tijolo que usa fibra de coco - rendeu o Prêmio Nacional do educador, conferido pela Microsoft.


- Nossos cursos são voltados para a demanda. O de design cresceu com o aumento do poder de compra da nova classe média - diz Sandra Domitilia de Carvalho, diretora da escola, que conta que no curso de edificações, os adolescentes mal entram no 1º módulo e já são chamados para estágios

Nenhum comentário: