sábado, 3 de março de 2012

Blogprog Natal, TVT em Brasília e vamos democratizando a comunicação no Brasil


março 2nd, 2012 by mariafro

Estou em Natal pelo segundo ano consecutivo para o encontro regional de blogueiros progressistas: Tiago Aguiar, Adriana Amorim, Daniel Dantas, Alison Almeida, Emanuell Cavalcanti, o jornalista e professor Ruy Câmara do programa Xeque Mate são jovens ativistas por uma mídia menos concentrada, mais democrática e que amplie de fato tantas vozes dissonantes silenciadas.
Natal é uma cidade que me encanta não apenas porque é bela (apesar do demo e sua especulação imobiliária criando paredões que vão tornar a cidade um forno sem ventilação como outras tantas cidades do litoral onde a especulação imobiliária venceu), mas porque foi nossa primeira manifestação do occupy, quando os estudantes cansados de tantos desmandos e improbridade administrativa ocuparam a Câmara Municipal. Esse é um movimento importante que apesar de criminalizado pela mídia local ganhou dimensões nacionais.
Natal tem essa juventude com vontade de mudanças, precisa tornar essa vontade algo concreto e transformador para que a cidade seja de todos.
E Natal tem uma uma blogosfera rica e atuante como a dos meninos do blog Buracos de Natal, que fazem jornalismo cidadão de primeira linha prestando serviço público à cidade, informando sobre os riscos de verdadeiras crateras na ruas e denunciando serviços que não são realizados.
O jornalismo cidadão a meu ver é a maior riqueza da blogosfera, porque faz o que os grandes meios de comunicação deveriam fazer, mas não fazem. E se elegemos um governo titubeante e que prossegue refém da grande mídia, nós não podemos esmorecer em nossa luta pela democratização das comunicações, aliás esta luta não pode ser partidária, ela é e deve interessar a todos.
Quanto mais tivermos uma mídia democrática maior será a democratização de nosso país e maior a possibilidade de o jornalismo cumprir com sua função social. Por isso, me alegra também a excelente notícia que recebi hoje pela manhã do Valter Sanches, diretor da TVT: a TV dos Trabalhadores agora tem sucursal em Brasília! Transcrevo sua mensagem (via facebook):
“Alô, alô, navegantes: a Rede TVT agora tem uma sucursal em Brasília! Que tal ver a capital federal, centro dos 3 poderes, mostrada diariamente no “Seu Jornal” e no conjunto da programação sob um olhar diferente, o dos movimentos sociais? Veja aqui a primeira matéria. Boa sorte a Uelson Kalinovski e equipe!”



Do Blog da Maria Frô.

Nenhum comentário: