segunda-feira, 26 de março de 2012

Dilma dá entrevista a "Veja"



Neste fim de semana, a presidente Dilma Rousseff concedeu uma importante entrevista à revista Veja, suposta trincheira do que os blogueiros supostamente progressistas chamam de “imprensa golpista”. Falou por duas horas ao diretor Eurípedes Alcântara e aos redatores-chefe Thais Oyama, Policarpo Júnior e Lauro Jardim. Eis o que há de essencial no depoimento, onde Dilma aparece magistralmente fotografada por Cristiano Mariz:

Sobre a crise internacional

“O Brasil está em uma situação agora em que podemos dizer aos países ricos que não queremos o dinheiro deles. Eu disse isso com toda a clareza à chanceler Angela Merkel durante a minha visita à Alemanha.”

Sobre a guerra cambial

“E o que fazem os investidores? Ora, eles tomam empréstimos a juros baixíssimos, em alguns casos até negativos, nos países europeus e correm para o Brasil para aproveitar o que os especialistas chamam de arbitragem. Eles ganham à nossa custa. Então o Brasil não pode ficar paralisado diante disso.”

Sobre o protecionismo

“O protecionismo é uma maneira permanente de ver o mundo como hostil, o que leva ao fechamento da economia. Isso não faremos. Já foi tentado no Brasil com consequências desastrosas para o nosso desenvolvimento.”

Sobre a taxa de investimentos

“O governo vai investir e criar o ambiente de negócios para que isso ocorra. Os empresários terão de fazer a parte deles, aproveitar as oportunidades, assumir riscos e deixar aflorar aquilo que Keynes chamava de espírito animal da livre iniciativa.”

Sobre a corrupção

“Nós temos de ser o mais avesso possível aos malfeitos. Não vou transigir. É bom ficar claro que isso não quer dizer que todos os ministros que deixaram o governo estivessem envolvidos com alguma irregularidade.”

Sobre a expressão faxina ética

“Parece preconceituoso. Se o presidente fosse um homem, vocês falariam em faxina?”

Sobre a crise com o Congresso

“A tensão é inerente ao presidencialismo de coalizão com base partidária. No governo passado, perdemos a votação da CPMF, e o céu não caiu sobre a nossa cabeça.”

Sobre a comparação com Collor, que desprezou o Congresso

“O que é preciso ter em mente é que as grandes crises institucionais no Brasil ocorreram não por questiúnculas, pequenas discordâncias entre o Executivo e o Legislativo. As grandes crises institucionais se originaram da perda de legitimidade do governante.”

Sobre as relações com a base

“Não gosto desse negócio de toma lá dá cá. Não gosto e não vou deixar que isso aconteça no meu governo.”

Sobre a relação com Lula

“Nós já divergimos muito no passado e continuamos não concordando em algumas coisas. Eu tenho uma profunda admiração por ele, uma profunda amizade nos une. Mas discordamos, sim. Isso é normal.”

Sobre a Copa de 2014

“O Brasil fará a melhor de todas as Copas do Mundo. Querem apostar comigo?”

Sobre a carga tributária

“Os empresários reclamaram que os impostos cobrados no Brasil inviabilizam as melhores iniciativas e impedem que eles possam competir em igualdade de condições no mundo. Eu concordo. Temos de baixar nossa carga de impostos. E vamos baixá-la.”

Do Blog do Valdir
2 comentários

Nenhum comentário: