quinta-feira, 8 de março de 2012

Golfinhos encalham e são incrivelmente salvos


Nesta última segunda feira (5 de março), por volta das 8h, trinta golfinhos encalharam na Prainha em Arraial do Cabo.Gerd Traue, turista, ao perceber a aproximação dos golfinhos começou a filmar. Não imaginava o que estava por vir a presenciar e registrar no vídeo que intitulou no You tube: 30 Dolphins stranding and incredibly saved! Extremely rare event! (30 golfinhos encalharam e incrivelmente salvos. Evento extremamente raro!).  Raro mesmo... as pessoas presentes na praia pouco a pouco, uma a uma, foram entrando na água para ajudar os golfinhos para irem além do banco de areia. Imagem maravilhosa. Somo possíveis!
O vídeo no Youtube já recebeu 66742 visualizações.
Um blog do O globo on line, com base na informação dos internaturas cita que o motivo do encalhe dos golfinhos é por conta de que se se aproximam da praia em busca de alimento (http://oglobo.globo.com/blogs/emcartaznaweb/posts/2012/03/07/golfinhos-encalham-em-praia-de-arraial-do-cabo-435034.asp).
Bem até onde eu sei é que há uma falha no sistema de ecolocalização dos golfinhos. Ou de um golfinho: o alfa. Os motivos podem ser humanos que vão desde a ação de sonares, plataformas de petróleo, construções até mesmo (chute) a sedimentação , os particulados na água, que  afetam o seu sistema de sonar.
Mas os especialistas em mamíferos aquaticos podem falar melhor do que eu.
E a resposta foi rápida: Salvatore Siciliano, pesquisador da Fiocruz, afirma que o encalhe dos golfinhos acende a luz amarela. Ele explica que os animais são muito habilidosos. Normalmente, dois ou três deles encalham por ano, e geralmente isto ocorre quando já estão doentes. Alerta para Arraial do Cabo?
Para Salvatore Apesar do salvamento ter sido comemorado, a forma pela qual as pessoas pegaram os animais foi inadequada. Arrastar os golfinhos pela cauda pode causar lesões sérias, até a morte. (...)
  - As pessoas fizeram tudo errado, mas era o que devia ter sido feito, exatamente como no caso em que o sobrevivente do desabamento do prédio no Centro do Rio usou o elevador – afirma Siciliano. - Primeiro, as pessoas devem comunicar os órgãos responsáveis. Depois, é preciso manter os golfinhos molhados e protegidos do sol, para não desidratarem. Além disso, é importante evitar confusão, barulho, e isolar a área.(  http://oglobo.globo.com/ciencia/encalhe-raro-de-30-golfinhos-desafia-especialistas-4248918 ).
O Pesquisador está certo, os golfinhos tem uma enorme mobilidade e flexibilidade. Não é a toa que que são referencias para confecção de vestuário submarino, natação, e outras coisitas mais. Mas observem o vídeo. Eles ficam parados como se soubessem que seriam ajudados. Ouso dizer: tiveram confiança. Vídeo Maravilhoso.
Vídeo inquietante: O que está acontecemdo em Arraial do Cabo?
 
 
Grauninha
No Advivo

Nenhum comentário: