terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Sentimento Anti Lula ou a credibilidade da grande mídia em baixa?

A percepção geral dos internautas, nas redes sociais, não mudou muito com relação aos meses anteriores. Lula tem um apoio muito forte da militância e dos simpatizantes, enquanto os opositores criticam Lula diretamente, desta vez, “animados” pelas recentes denúncias levadas a público pela grande mídia.
A hashtag #MexeuComLulaMexeuComigo mobilizou o Twitter, neste final de semana, de uma maneira bem intensa, com vários tweets de apoio ao ex Presidente. Os apoiadores aproveitaram ainda os recentes números divulgados pelo DataFolha, que dizem que tanto o ex Presidente quanto a Presidenta Dilma venceriam as eleições em 2014, ainda no primeiro turno, para comentar a força de Lula junto à população mesmo após 2 anos afastado do Palácio do Planalto
Enquanto os opositores atacam Lula e os acusados na AP 470 (e em menor escala, por enquanto, a Presidenta Dilma), os militantes da base aliada e apoiadores, denunciam os exageros de parte da mídia e do próprio STF, mais do que a própria oposição “política”, já que veem na mídia o maior opositor.
O que se pode concluir, através das análises nas redes sociais, que a grande exposição nos últimos meses contra o governo e o ex Presidente Lula, nao teve a aderência que se imaginava, mediante os resultados eleitorais e dos últimos resultados publicados pelo DataFolha e Ibope, que mostra o contrário, ou seja, os que “confiam muito” na imprensa caiu de 31% para 22% e os “não confiam” de jeito nenhum nos jornais subiu de 18% para 28%. Conforme post do portal de noticias Brasil 247 e em blogs como por exemplo o Blog da Cidadania.
A seguir, algumas manifestações de apoio e de críticas ao ex Presidente:
CRÍTICAS:
Página do PSDB com charge contra Lula, ironizando a mobilização petista:
GRÁFICOS
Comparando com os meses de julho e agosto, como exemplo, onde neste período estava em plena disputa eleitoral e julgamento do STF sendo transmitido diariamente e ao vivo, além dos telejornais, rádios, jornais, revistas, blogs, redes sociais e debates nos canais fechados, como a GloboNews.
A média de menções a Lula manteve números equivalentes, principalmente nos dias 15 e 16/12, quando os internautas usaram a hashtag #mexeucomLULAmexeucomigo de forma mais intensa. O “tuitaço”, convocado para dia 14/12, teve desdobramentos durante todo o fim de semana.
Citações a Lula Julho – 2012
Citações a Lula Agosto – 2012
Entre os dias 14 e 17 de dezembro – 2012
Quando observamos apenas os números da hashtag #mexeucomLULAmexeucomigo, temos o seguinte resultado:
Citaçoes HasTag #MexeuComLulaMexeuComigo 14 a 17 de Dezembro
É importante ressaltar que nos dias 15 e 16 muitas menções ao ex Presidente não continham a hashtag, mas o apoio ao Lula continuava forte, como podemos ver no gráfico abaixo. Para este monitoramento, classificamos várias menções ao ex Presidente como “#MexeucomLula”, para facilitar a percepção da rede nestes dias.
Nestes dias monitorados, a maioria do sentimento foi “positiva”, como podemos ver no gráfico abaixo:
OBS: Sistema utilizado para análise e monitoramento foi o LiveBuzz da Dinamize
Juan Pessoa 
No mpi blog

Um comentário:

Anônimo disse...

O POVO NAO TEM UMA EMPRESA DE RADIO, OU TELEVISAO PARA SE MANIFESTAR A FAVOR DO LULA! MAS PODE CRER: MEXEU COM O LULA; MEXEU COMIGO!