domingo, 21 de setembro de 2014

Marina desinforma ao falar do BNDES e do Bolsa Família

setembro 21st, 2014 by mariafro

A grande briga do Itaú com o governo Federal foi esclarecida por Azenha neste post aqui. O Itaú fica fulo da vida porque ao fortalecer o Estado e os bancos públicos o governo consegue financiar, por exemplo, O minha casa, minha vida e ditar as regras para que se garanta o acesso dos que não têm casa ao programa. Se fosse bancos privados a ditar isso, pobre jamais conseguiria comprar casa e o Estado brasileiro estaria nas mãos dos bancos privados, como está o estado de São Paulo que privatizou todos os seus bancos públicos.
Um trechinho do delicioso texto de Azenha que decupa o spread de Roberto Setúbal
Notem que o Itaú não tem nada a ver com os juros altos, é uma “condição estrutural”, pétrea e naturalizada do Brasil.
Mas, entendi o objetivo do banqueiro: tirar o BNDES da parada e deixar os empresários arcarem com custos mais altos, com esse tal de spread*, custos que transferem para os preços, que resultam em inflação.
E aí arrocha para conter a inflação. Arrocha banqueiro? Ah, já sei: arrocha salário, programa social, privatiza, desmonta o Estado.
Deixa o “mercado” trabalhar e fazer aquela ponte que beneficia milhares de pessoas mas não dá “retorno”, em Tocantins.
Com o Banco Central “autônomo”, “independente” ou “sob o controle da [alta] sociedade” — e sem a competição dos bancos públicos — é mamão com açúcar: o Itaú determina o spread* que bem entender. (Vale a pena ler o texto na íntegra: O ‘verdadeiro’ Setúbal apresentou seu plano de governo
É nesta disputa que reside as atuais críticas desinformativas de Marina Silva sobre o Bolsa Família e sobre o BNDES Marina Silva atirando nos parças, segundo Fernando Soares
Até mesmo o Itaú tira uma lasquinha dos programas do BNDES


Além do tiro no pé, já que há empresários que sem recorrer aos EMPRÉSTIMOS do BNDES jamais poderiam ampliar suas empresas (do micro ao grande empresário) e que como bem lembra Fernando, também apoiam a candidata Marina, a candidata sonega a informação de que o BNDES não dinheiro pra ninguém, ele realiza empréstimos, pautado, na política econômica, no caso ao empresário que ao invés de aplicar na ciranda financeira investe na produção e geração de empregos.
Sobre o Bolsa Família, podemos recorrer à fala de Luciana Genro para Danilo Gentili e indicar que Marina Silva estude mais o programa: o bolsa família ao contrário que dizem seus detratores reacionários como o senador tucano Álvaro Dias nãoestimula a preguiça, ele está fazendo a estatura das crianças beneficiárias aumentarem, ele está fazendo a frequência escolar das crianças beneficiárias serem  maior que a média de frequência exigida pela LDB. Mas além destes benefícios que combatem a exclusão, o Bolsa Família e também é bom pra economia do país:  pois o dinheiro volta a circular por meio do consumo, amplia, fortalece e otimiza o mercado interno.
De acordo com o próprio Lula, ‘cuidar de pobre não é caro’, ou seja não é um custo alto para o Estado e os recursos aplicados no combate à miséria voltam a circular fomentando o mercado interno. Investir no combate às desigualdades não é caro e é eficiente: varremos a fome do nosso país, a miséria nos últimos dez anos caiu  76%. Quem gosta de  depenar o Estado são os ricos, os pobres querem políticas públicas e serviço público de qualidade.
Mas eu ainda tenho uma questão à candidata Marina Silva, quando ela fala do BNDES ela não estaria se se referindo ao papel desempenhado pelo BNDES dos tempos de FHC? Recordando: Em 2002 (governo de FHC), o governo federal ofereceu ajuda de 280 milhões de reais à Globocabo através de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).3 Barrocal, André (13 de novembro de 2013). “A batalha da TV”. CartaCapital. p. 28-33.
Leia também
Sabe aquele Brasil ‘desgovernado’, à ‘bancarrota’ que passa no PIG? Então…
O Bolsa Família pela voz das mulheres atendidas pelo programa
Contra-boato: campanha do MDS pra combater boataria sobre bolsa família
Pesquisador Marcelo Andrade responde aos críticos do Bolsa Família: “Sou o mais vagabundo”
Bolsa família faz 10 anos levando cidadania aos brasileiros antes excluídos
Bolsa Família é o ganhador do I Prêmio para Desempenho Extraordinário em Seguridade Social
Transferência de renda e apoio à família no acesso à saúde, à educação e à assistência social: Bolsa Família
Sinprofaz: Sonegação no Brasil é 20 vezes maior que gasto com Bolsa Família
Janio de Freitas dá nome aos descerebrados que reproduzem sandices na mídia bandida
Até Clovis Rossi está se indignando com os recordes de pessimismo da elite perversa
Trajano, da ESPN, dá um recado à elite vira-latas, leitora de Veja: não sou da laia de vocês
Tags:   · · ·

Do Maria Frô.

Nenhum comentário: