segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Fórum: Dilma abre 6 no 2º turno e pode levar no 1º

segunda-feira, 22 de setembro de 2014


No Brasil 247. Fórum: Dilma abre 6 no 2º turno e pode levar no 1º. "Quem não está nada feliz com essa notícia são os especuladores do mercado financeiro, por isso a Bolsa está caindo hoje.'

Fórum: Dilma abre 6 no 2º turno e pode levar no 1º

: Tracking de uma campanha presidencial, divulgado pela revista Fórum, aponta a presidente Dilma Rousseff com 40% das intenções de voto, Marina Silva, 22%, e Aécio Neves, 17%; os outros candidatos somados, 2%; em simulação de segundo turno, Dilma teria 45%, contra 39% de Marina; numa disputa com tantas reviravoltas, em que a petista chegou a ficar 10 pontos atrás da candidata do PSB, mesmo o segundo turno já não é algo tão certo; somados os votos de todos os outros contra Dilma, o resultado é 41% a 40%.


Brasil 247 - A disputa ao Palácio do Planalto desse ano, que parecia ter um cenário consolidado antes da morte de Eduardo Campos, tem agora mostrado cada vez mais reviravoltas. A presidente Dilma Rousseff (PT), que chegou a ficar 10 pontos atrás da adversária do PSB, Marina Silva, agora abre seis pontos de vantagem no segundo turno e pode sair vitoriosa logo no primeiro, de acordo com o tracking de uma campanha, divulgado pela revista Fórum. Segundo a pesquisa interna, a diferença entre as intenções de voto da petista e a soma dos votos dos adversários de Dilma é de 40% e 41%. Leia abaixo o texto publicado no Blog do Rovai:
Tracking: Dilma abre seis pontos sobre Marina no segundo turno
A realidade é outra, me diz o interlocutor com quem consegui os dados que seguem. De fato, muita coisa mudou desde que o jato com Eduardo Campos caiu na cidade de Santos. Houve um momento em que Dilma ficou 10 pontos atrás de Marina na simulação de segundo turno e que a reeleição se tornou zebra. Hoje, porém, o tracking de uma campanha aponta a presidenta com 45% e Marina com 39%. Mas mesmo o segundo turno já não é algo tão certo.
Dilma teria hoje 40% das intenções de voto, Marina, 22%, e Aécio, 17%. Os outros candidatos somados, 2%. Ou seja, a eleição está em empate técnico. Somados os votos de todos os outros contra Dilma, o resultado é 41% a 40%. Mas, além disso, a curva de queda de Marina e o crescimento, mesmo lento, de Aécio ainda dão um fio de esperança ao tucano de passá-la na reta final.
Para que isso aconteça Aécio teria de crescer em São Paulo e Minas e assim compensar a diferença de votos que Marina deve ter sobre ele principalmente no Rio de Janeiro e no Nordeste.
Se porventura o segundo turno for entre Dilma e Aécio, a vantagem da presidenta é de 15 pontos, 49% a 34%. Na campanha de Dilma, porém, há quem ache que Marina combalida pode ser uma adversária mais fácil do que um Aécio no embalo. Este blogueiro também acha isso.
Este tracking também traz um outro dado interessante, o da firmeza dos votos. Dos eleitores de Dilma, 82% se dizem completamente decididos. Entre os de Aécio esse número é de 75% e para os de Marina, 74%.
A reta final desta eleição tende a ser muito emocionante. Quem achava que seria um voto a voto entre Dilma e Marina para ver quem ficaria em primeiro lugar no primeiro turno, tende a ver um voto a voto entre Marina e Aécio pela segunda vaga. Isso se o Imponderável Futebol Clube não resolver pregar mais uma peça e fazer de Dilma presidenta reeleita já em 5 de outubro.
Quem não está nada feliz com essa notícia são os especuladores do mercado financeiro, por isso a Bolsa está caindo hoje.

Nenhum comentário: