terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ricardo Lewandowski assumi lugar de Dilma por 2 dias


O  novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, assumiu, interinamente, na noite desta segunda-feira, 22, a Presidência da República no lugar da presidente Dilma Rousseff, que embarcou para Nova York.

A  presidenta Dilma já estava em Minas Gerais, para uma viagem de campanha, e de lá seguiu para os Estados Unidos, onde vai discursar na Cúpula do Clima, nesta terça-feira, 23, e também na abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta quarta, 24.

Para acertar a permanência de Lewandowski, por dois dias, à frente do Palácio do Planalto, Dilma telefonou para o presidente do STF e lhe explicou o que estava ocorrendo. Pediu que ele ficasse em seu lugar, neste breve período. Lewandowski concordou e assumirá o posto pela primeira vez.

Neste período, o vice-presidente Michel Temer irá para Montevidéu, capital do Uruguai, para cumprir uma agenda bilateral com o presidente uruguaio, José Mujica, viagem também arranjada de última hora.

 Os sucessores naturais de Dilma seriam o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O problema é que Henrique Alves está em campanha para o governo do Rio Grande do Norte e não pode assumir o Planalto porque se tornaria inelegível. No caso de Renan, a situação é um pouco diferente.

É que seu filho é candidato ao governo de Alagoas e a legislação impede que parentes de chefe do Poder Executivo concorram a cargos eletivos. O terceiro na linha sucessória é Lewandowski. Mas, como ele tinha outros compromissos previstos para o período, foi necessária uma negociação especial com a presidente Dilma.

Lewandowski estava em São Paulo e viajou na tarde desta segunda para Brasília. Antes de ser divulgado que ele teria de exercer a Presidência da República, o ministro tinha uma agenda cheia de compromissos nesta terça. Participaria, por exemplo, da divulgação de um levantamento de dados sobre o Poder Judiciário.

Interinos. Lewandowski chega ao Planalto 12 dias após ter assumido efetivamente a presidência do STF. Essa situação não é uma novidade na casa. Antes de Lewandowski, outros quatro ministros do Supremo atuaram interinamente como presidentes da República. Foram eles: José Linhares (em 1945 e 1946), Moreira Alves (em 1986), Octavio Gallotti (em 1994) e Marco Aurélio Mello (em 2002).

Nenhum comentário: