Autor: Fernando Brito
 
dataceara
 
Hoje a amanhã serão dias de grande ansiedade na campanha.
Os boatos vão se espalhar a toda a velocidade.
Porque a mídia está completamente atarantada com a rapidez da dissolução da candidatura Marina Silva.

rejeicearaO Datafolha publicado hoje sobre o Ceará dá mostra desse processo.
Em pouco mais de duas semanas, Marina cai de 24 para 18%, o que é perder um a cada quatro eleitores.
Exatos ou não os números, Aécio  vai aparecer bem perto da ex-senadora nas pesquisas Vox Populi, hoje, e Ibope, amanhã.
A direita percebeu que Marina está se desfazendo e teme que isso se dê de forma tão forte que não possa ser controlada.
A rejeição à candidata fundamentalista, na pesquisa do Datafolha entre os cearenses, dá um incrível salto de 20 para 31%.
É muito, demais para que seja um fenômeno exclusivamente local.
Já começaram, até, a surgir “teorias da conspiração”, curiosíssimas.
Lauro Jardim, na Veja, ao registrar que pesquisas do PSDB e PT indicam uma aproximação de Marina, descendo forte, e Aécio, subindo poderiam ser “uma operação combinada entre o PT e a Vox para alavancar Aécio”.
Só, ao que parece, se tiver sido combinada também com o Datafolha, o Ibope, o Sensus, o Datatempo e todos os outros que estiverem captando o obvio: a onda Marina está em pleno refluxo.
É difícil “calibrar” estes processos metóricos, tanto para cima quanto para baixo.
Mas é possível sentir que a situação é séria e apavora o núcleo marinista.
A candidata sabe que está nas mãos da mídia.
Sua sorte, a sorte que ainda tem, é de que Aécio é um candidato muito ruim.
Do qual, aliás, o jornalista Luiz Fernando Vianna faz, na Folha de hoje, um impiedoso mas veraz retrato, ao recordar a frande do folclórico técnico de futebol de praia Neném Prancha e uma de suas antológicas frases, a que diz que jogador de futebol tem de ir na bola “como quem vai num prato de comida”:
“Dilma e Marina merecem várias críticas, mas têm a seu favor a gana de viver e vencer de quem já sentiu o cheiro da morte. A primeira sobreviveu às torturas e à prisão na ditadura militar; a segunda, tal qual Lula, superou a pobreza extrema. Estão na campanha com fome.
O bem nascido Fernando Henrique também era guloso porque via o topo do poder como o único lugar à sua altura. Aécio já entrou na vida pública como neto de presidente (não empossado, mas eleito). Parece satisfeito com o muito que tem. Prato de comida, para ele, é o dos restaurantes de luxo que frequenta no Rio”.
A grande maravilha do processo social é a de que, quanto mais a mídia e os donos da “vontade popular” o tentam manipular, mais ele prova que tem uma força imensa, que desmancha, com o tempo, todas as prestidigitações dos  feiticeiros da política