quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Precisamos de emoção. É dela que se faz a consciência

 

Tijolaço - 3 de setembro de 2014 | 08:17 Autor: Fernando Brito 
santa
 

Do Facebook de Nilson Lage, uma cabeça lúcida, do alto da qual mais de 50 anos de jornalismo contemplam a realidade:

O debate que se trava nesta campanha eleitoral não faz sentido.

De um lado,o discurso racional. Os resultados econômicos são bons; o êxito social, espetacular; as perspectivas, de estabilidade em curto prazo e sucesso adiante. Cuida-se de provar e comprovar isso.

Do outro, as formas e narrativas apontam para o imaginário. Arquétipos da cultura: a mão da Providência movendo a História; o Inesperado, a Fada e a Bruxa. A Verdade revelada a que os fiéis têm que adaptar a realidade.

Esse espaço mágico ocupa o vazio da informação. Nele, tudo parece se esclarecer: se eu pago, recebo; recebi porque paguei; não recebi porque ainda não paguei o bastante. A vida melhorou porque Deus quis e Deus está à venda na igreja da esquina. 

Aos ouvidos dos imersos nessa magia semiológica , a fala enrolada da Santa é tão incompreensível quando o didatismo possível do Sábio. Não só porque faltou escola, mas, principalmente, porque faltou emoção – e a consciência se faz da emoção. Política é adesão consciente que logo se transforma em paixão.

Os gestores do simbólico sabem disso que os homens práticos ignoram. Têm um espólio gigantesco a abocanhar e foram competentes em seu último lance nesta jogada.

O golpe foi dado. Resta saber se ele se completa.

.

Nenhum comentário: