sábado, 21 de fevereiro de 2009

DIAMANTES DE SANGUE


Matéria copiada do Blog Grupo Beatrice, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem este Blog.


Saraiva
DIAMANTES DE SANGUE

A fortuna pessoal declarada, de Lev Leviev, é de 8 bilhões de dólares.
Estrelas do Oscar devem boicotar os diamantes de joalheiroque constrói colônias ilegais na Palestina
The Electronic Intifada, 20/2/2009 - http://electronicintifada.net/v2/article10327.shtml
Os grupos Adalah-NY e Judeus Contra a Ocupação (Jews Against the Occupation-NYC, JATO-NYC) têm feito contato, nos últimos dias, com 16 agências de Relações Públicas e Publicidade de Hollywood e com a "Academy of Motion Picture Arts and Sciences", para garantir que nenhuma das estrelas e astros de cinema presentes à festa do Oscar do próximo domingo usem diamantes Leviev.
Em campanha de duas semanas, por carta, e-mail e telefonemas para as agências que administram as carreiras dos astros e estrelas de cinema, os grupos chamaram atenção para as atividades do joalheiro Leviev de violação de direitos humanos e das leis internacionais nos Territórios Ocupados na Cisjordânia, onde a mesma empresa constroi colônias exclusivas para judeus e, também, para suas atividades na indústria de diamantes em Angola e Namíbia. Leviev, ao que se sabe, controla 1/3 de todas as minas de diamante do mundo.
Entre as 16 agências e empresas de Relações Públicas contatadas estão seis agências que representam 10 indicadas ao prêmio para atriz principal e atriz coadjuvante e representantes de várias outras atrizes.
As agências informaram que receberam as cartas enviadas por Adalah-NY/JATO-NYC, e várias agências disseram que as cartas circularam entre os altos executivos.
Dia 18 de fevereiro, em conversa telefônica com militantes do grupo Adalah-NY, um assessor de imprensa da Academia de Cinema informou que a carta enviada por Adalah-NY e JATO-NYC havia sido recebida, mas que a Academia não comentaria o apelo para boicotar as joias Leviev, nem a afirmativa dos grupos de que a presença de joias Leviev na festa do Oscar indicaria cumplicidade com as práticas vergonhosas de violações de direitos humanos e legislação internacional.
Salma Hayek usou joias Leviev na festa do Oscar 2006. Dia 19/2/2008, em noticiário da Warner Brothers Extra TV, dias antes da premiação, a apresentadora Dayna Devon disse que estava usando "$17 milhões de joias Leviev, que vocês também verão na festa dos Oscars." Depois disso, não houve outras referências às joias Leviev usadas na premiação de 2008. Dita Von Teese usou diamantes Leviev em festa 'pré-Oscar', dia 19/2/2008.
Alexis Stern, do grupo Adalah-NY, comentou que "Depois do movimento que fizemos, espero que a Academia e as atrizes que compareçam à festa e eventos relacionados à premiação cuidem para não associar a própria imagem aos diamantes Leviev. Seria vergonhoso associar a festa do Oscar e a destruição de comunidades palestinas, com o massacre de mineiros na Namibia e em Angola e com diamantes de sangue."
Riham Barghouti, do grupo Adalah-NY acrescentou que "enquanto houver palestinos em Jayyous e Bilin lutando para salvar suas casas ameaçadas pelas máquinas da construtora de Leviev, não se admite qualquer promoção da mesma empresa. Ainda ontem, para fazer calar os manifestantes reunidos em Jayyous, contra a construção de colônias, o exército israelense entrou na cidade, que já estava sob toque de recolher, e prendeu 50 moradores.
O prefeito de Jayyous, Mohammed Taher Jabr, pediu apoio da comunidade internacional, e disse que "os israelenses estão usando qualquer meio para nos expulsar de nossa terra."
Leviev já sofreu vários contratempos desde que foi elogiado no New York Times, em setembro de 2007. As ações de uma das maiores empresas do grupo, Africa Israel, perderam 90% do valor e a empresa está envolvida numa batalha judicial que envolve o projeto de transformar o Apthorp[1] em condomínio de luxo. O grupo Adalah-NY fez 13 manifestações de protesto frente à joalheria Leviev, na Madison Avenue, desde a inauguração.
A UNICEF e Oxfam têm denunciado a empresa por agressão aos direitos humanos e várias das principais estrelas de Hollywood têm procurado não associar a própria imagem à joalheria; e os governos do Reino Unido e Dubai também têm sido pressionados a não manter negócios com Leviev, cujo nome foi excluído da lista de patrocinadores do Baile "Carousel of Hope" de outubro último, do qual sempre participam muitas estrelas.
As empresas de Leviev, Africa Israel e Leader trabalham como empreiteiras na construção de colônias só para judeus nos territórios palestinos ocupados em Zufim, Mattityahu East, Har Homa e Maale Adumim, que reduzem à miséria as cidades palestinas de Bilin e Jayyous, dentre outras, e violam legislação internacional. Leviev também gerencia o fundo Land Redemption Fund. Em dezembro, o jornal israelense de finanças, Globes publicou matéria sobre graves abusos dos direitos humanos e os processos Kimberley, em Angola, onde Leviev beneficia-se de contatos com o regime repressor de Dos Santos. E na Namíbia, Leviev recentemente demitiu 200 lapidadores que estavam em greve, alguns dos quais já viviam abaixo da linha da miséria, com salários de $2 por dia.
[1] Sobre o tradicional conjunto de apartamentos, na Broadway, NYC, e essa operação, ver http://nymag.com/daily/intel/2008/06/the_apthorp_goes_condo_officia.html
,,,
postado por Grupo Beatrice @ 8:09 PM

Nenhum comentário: