sexta-feira, 9 de março de 2012

Primeira mulher a comandar UPP no Rio é homenageada nos EUA

Major Pricilla posa para fotos entre a primeira-dama Michelle Obama (esq.) e a secretária Hillary Clinton

O Departamento de Estado americano premiou nesta quinta-feira "a liderança e a coragem excepcional" da major da Polícia Militar do Rio de Janeiro Pricilla de Oliveira Azevedo, primeira mulher a comandar uma Unidade da Polícia Pacificadora (UPP). A major recebeu um troféu das mãos da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, realizou em Washington a entrega anual dos prêmios com os quais os Estados Unidos distinguem mulheres com coragem ao redor do mundo. O Departamento de Estado louvou o papel de Pricilla na pacificação das favelas do Rio, onde enfrentou alguns dos criminosos mais perigosos da cidade e chegou a sofrer um sequestro-relâmpago em 2007.

"Seu trabalho criou não apenas um programa modelo, também representou uma melhoria das condições das pessoas que vivem nessas circunstâncias", afirmou um porta-voz do Departamento de Estado. A brasielira foi uma das dez vencedoras do prêmio.

Também participaram da cerimônia Leymah Gbowee e Tawakkol Karman, que ganharam o Prêmio Nobel da Paz de 2011. Desde 2007, o Departamento de Estado premiou 46 mulheres de 34 países diferentes por sua luta pelos direitos femininos, com o risco pessoal que isso costuma representar, informou o governo americano em comunicado.Agência EFE -

Nenhum comentário: