sexta-feira, 24 de agosto de 2012

“O juiz não pode se pautar pela opinião pública ou a opinião publicada”

Lewandowski diz que já esperava críticas pela absolvição de João Paulo 

Por Yvna Sousa | Valor

O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira que “já esperava” críticas quanto a seu voto. Ontem, ele absolveu o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) pelos crimes de que foi acusado.
“O juiz não deve ter medo das críticas, porque vota ou julga de acordo com sua consciência e de acordo com as leis. Não pode se pautar pela opinião pública ou a opinião publicada”, declarou durante o intervalo de uma audiência pública do STF que trata do uso do amianto.
“O que eu creio, mais do que isso, é que eu tenho certeza de que o Brasil quer um Judiciário independente, e um juiz que não tenha medo de pressão de qualquer espécie”, completou.
Lewandowski negou qualquer tipo de mal-estar com ministro relator, Joaquim Barbosa, pela divergência quanto ao voto. 
“Cada juiz tem uma visão muito particular do conjunto de provas que existem no processo. Então este contraponto entre o relator e o revisor ajudará os demais ministros a decidirem”, defendeu. “Nós que vivemos em ambiente colegiado, nós estamos acostumados a divergir. Nós não levemos nada pessoalmente, nós defendemos teses”.


Leia mais em:

http://www.valor.com.br/mensalao/2802568/lewandowski-diz-que-ja-esperava-criticas-pela-absolvicao-de-joao-paulo#ixzz24TY7vWyj
Share/Bookmark

Leia mais em: O Esquerdopata
Under Creative Commons License: Attribution

Também do Blog O Esquerdopata.

Nenhum comentário: