Cai fatia da Globo na publicidade federal
Emissora é a que mais recebe verba de propaganda do governo, mas percentual foi de 61% a 44% após chegada do PT ao poder
Esta é a primeira vez que o Planalto revela os valores que cada TV
recebe pela divulgação dos comerciais estatais. As informações são da
Folha
O governo da presidente Dilma Rousseff divulgou dados inéditos sobre a
participação das principais TVs abertas no bolo publicitário estatal
federal. A Globo continua a liderar com folga, mas perdeu espaço depois
da chegada do PT ao poder.
Em 2003, primeiro ano de Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do
Planalto, a Globo recebeu 61% de tudo o que o governo gastou com
propaganda em emissoras de TV. No ano passado, 2012, o percentual recuou
para 44%.
Esta é a primeira vez que o governo revela valores que cada TV recebe
pela divulgação das propagandas estatais. Mas não se sabe ainda
oficialmente quanto recebem os mais de 5.000 veículos cadastrados para
veicular publicidade federal oficial.
A decisão do governo se tornou pública na semana passada, quando o
secretário-executivo da Secom (Comunicação Social da Presidência),
Roberto Bocorny Messias, publicou artigo no site especializado em mídia
"Observatório da Imprensa".
A Secom argumenta que o governo faz "mídia técnica" ao escolher os
veículos. Por essa razão citou de maneira explícita o caso das TVs.
Em 2003, a Globo teve 61% das verbas televisivas da administração
federal e registrava uma audiência de 55,2%. Em 2012, o percentual caiu
para 44% e a audiência também recuou para 43,7%. A Globo não se
manifestou.
"A programação de recursos deve ser proporcional ao tamanho e ao perfil
da audiência de cada veículo", escreveu Messias. Nas tabelas divulgadas,
porém, esse procedimento não fica comprovado de maneira inequívoca.
Além da Globo, a Record e o SBT recebem um percentual compatível com as
suas audiências. Em seguida, a lógica se torna menos objetiva. A Band
aparece com 5,4% de audiência, mas quase 9% dos investimentos
publicitários. A Rede TV! tem 1,7% no Ibope e 3,53% das verbas.
Os dados sobre gastos publicitários federais começaram a ser compilados
com mais precisão a partir do ano 2000. De lá para cá, a TV Globo já
recebeu R$ 5,86 bilhões. SBT e Record vêm muito atrás, com R$ 1,63
bilhão e R$ 1,57 bilhão, respectivamente. Hoje, a Record recebe
anualmente mais do que o SBT.
De 2000 a 2012, o governo federal gastou R$ 10,72 bilhões para veicular
propaganda nas TVs, em valores atualizados, incluindo despesas da
administração direta e das empresas estatais.
OUTROS MEIOS
No ano passado, o governo gastou R$ 1,80 bilhão em propaganda em todos
os tipos de veículos. O recorde é de Lula, em 2009 (R$ 2,04 bilhões).
Esse bolo é dividido em sua grande parte entre as TVs, com 62,6% do
total em 2012. Os jornais impressos, que estavam num confortável segundo
lugar em 2000 (21,1%), caíram em 2012 para 8,2%.
Revista e rádio ficaram estáveis, na faixa de 7% a 8%.
Internet, que representava quase nada em 2000, hoje tem 5,3% do bolo total.
Os Amigos do Presidente Lula.
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