Brasil 247
- Numa das campanhas mais patéticas já feitas pela mídia brasileira,
lobistas que defendem a alta dos juros transformaram o tomate no grande
emblema da inflação. Tudo começou quando Ana Maria Braga, apresentadora
da Globo, pendurou um colar de tomates no pescoço e disse estar usando
uma "joia". Auto-referente, a Globo usou a "sacada" de Ana Maria para
dedicar a capa da revista Época da última semana ao tomatinho. Foi
também acompanhada por Veja, que disse que a presidente Dilma havia
"pisado no tomate".
Pois bem: o produto, que havia subido 122% em um ano, em razão da quebra
da última safra, caiu nada menos que 75% nas últimas semanas. O quilo,
antes vendido a R$ 10, agora sai a R$ 2,50. Supermercados, como
Carrefour e Pão de Açúcar, hoje fazem guerras de preços para liquidar
seus estoques.
Apesar disso, no entanto, o Banco Central, comandado por Alexandre
Tombini, decidiu ontem se submeter a pressão do mercado financeiro,
sempre influente nos meios de comunicação, e elevou a taxa de juros
Selic em 0,25 ponto, num movimento que foi percebido como início de um
novo ciclo de aperto monetário. É possível que o BC, diante de uma
inflação menor, logo volte atrás. Mas o que fará Ana Maria Braga com sua
joia desvalorizada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário