quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Os Filhos do Bolsa Família. Em dez anos, Bolsa Família beneficia 50 milhões de brasileiros e acaba com a extrema pobreza



Em dez anos, Bolsa Família beneficia 50 milhões de brasileiros e acaba com a extrema pobreza
Blog do Planalto - Terça-feira, 3 de setembro de 2013 às 16:01 (Última atualização: 03/09/2013 às 17:22:12)
Quase dez anos depois de sua criação, o Bolsa Família já beneficiou mais de 50 milhões de brasileiros e é recomendado por organizações internacionais como exemplo de sucesso na redução da pobreza. Para alcançar o objetivo, o governo federal adotou soluções simples e modernas, como o cartão magnético da Caixa Econômica Federal, que facilita o controle e torna as relações impessoais, reduzindo interferências políticas.

O cartão ainda colocou o benefício na mão das famílias, fortalecendo a autonomia, desburocratizando o programa e injetando o dinheiro na economia. O impacto do Bolsa Família vai além do alívio imediato da pobreza, proporcionado pelo complemento à renda das famílias. Resulta em ganho para o próprio crescimento econômico do país. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para cada real investido pelo Bolsa Família, há um retorno para a economia de R$ 1,78.



» Veja especial sobre os 10 anos do Bolsa Família

Para servir e acompanhar os beneficiários, o governo federal mobilizou três redes: a de assistência social, responsável por cadastrar e apoiar famílias em situação de maior vulnerabilidade; a de educação, que acompanha a frequência escolar; e a de saúde, para acompanhar a vacinação e a nutrição de crianças, além de fazer o pré-natal das gestantes.

Nenhum comentário: