quinta-feira, 13 de março de 2014

‘Fantástico’ coloca Eduardo Campos em saia justa com mau desempenho na educação


O programa "Fantástico" da TV Globo, do último domingo,  fez reportagem sobre a precariedade de escolas públicas nos três estados que tiveram as notas mais baixas no Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa): Alagoas, Maranhão e Pernambuco.
A má colocação de Pernambuco constrange o governador Eduardo Campos (PSB), pré-candidato a presidente da República. Afinal, não é um bom cartão de visita a apresentar para o eleitor.
Mesmo a reportagem tendo focado em problemas de infraestrutura em três escolas da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes, cujo prefeito Elias Gomes é do PSDB, não apaga o fato do estado todo ter ficado entre os últimos no desempenho educacional, inexplicavelmente atrás de outros estados mais pobres. Inclusive uma pauta de luta dos professores do estado é justamente contra o processo de municipalização do ensino fundamental promovido pelo governo Campos, o que precariza mais ainda as escolas e condições de trabalho dos professores.
Agrava-se o fato do governo de Pernambuco ter gastos vultosos em propaganda desviando da real situação educacional no estado. Em 2013, coincidindo com a pré-candidatura do governador à presidência da República, o governo Campos comprou oito páginas da revista "Voto", que circula no Rio Grande do Sul, para anunciar o programa de intercâmbio de alunos de Pernambuco para o exterior, sob o título “O programa que vai mudar a cara do Brasil”. Tal programa paga a passagem aérea internacional e uma bolsa mensal de US$ 300 para alguns poucos alunos do ensino médio viverem um semestre letivo no estrangeiro. Nada contra intercâmbios como este, mas convenhamos que não tem nada a ver com solucionar os problemas da grande maioria dos alunos e de todos os professores que passam o ano letivo nas escolas pernambucanas.
Além da extravagância com dinheiro público estadual para anunciar com espalhafato em uma revista gaúcha que não circula em Pernambuco, é sintomático que seja só isso o que o governo Campos tenha a mostrar de positivo na área da educação.
Pernambuco teve um salto de desenvolvimento com grandes investimentos federais, tais como no porto de Suape, no estaleiro Atlântico Sul, na Refinaria Abreu e Lima, e outros que estão em curso. Também foi beneficiado com as políticas de emprego e elevação de renda das famílias e programas sociais, o que injetou mais dinheiro na economia local. Infelizmente, nos quase oito anos de governo de Eduardo Campos a educação estadual ficou para trás, não aproveitando para acompanhar este desenvolvimento econômico. Os problemas educacionais negligenciados serão uma herança maldita para o sucessor no Palácio das Princesas resolver, exigindo muito trabalho e determinação que faltaram à atual gestão.
Um bom programa de governo na área educacional para a pré-candidatura Campos é, no fundo, um pedido de desculpas aos pernambucanos. Prometer não fazer o que fez em Pernambuco nos últimos anos.

Nenhum comentário: