quarta-feira, 5 de março de 2014

INTERPELAÇÃO DE DOADORES A GILMAR GANHA FORÇA

Cerca de 200 pessoas que contribuíram financeiramente para pagar as multas dos condenados do PT na Ação Penal 470 já enviaram os documentos necessários para entrar com uma interpelação judicial contra o ministro do STF Gilmar Mendes, que sugeriu lavagem de dinheiro" na 'vaquinha'; mobilização está sendo organizada por Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania
5 DE MARÇO DE 2014
247 - A interpelação judicial contra o ministro do STF Gilmar Mendes, que sugeriu o crime de "lavagem de dinheiro" nas arrecadações dos condenados do PT na Ação Penal 470, está prestes a ser concretizada. O idealizador da mobilização, Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, informou nesta quarta-feira 5 que cerca de 200 contribuintes já enviaram os documentos necessários para a procedimento.
Após as críticas de Gilmar à iniciativa de militantes e familiares de José Genoino, Delúbio Soares e José Dirceu, o presidente do PT, Rui Falcão, entrou com o mesmo procedimento no Supremo a fim de questionar as declarações do ministro. A interpelação judicial é um pedido formal para questionar se as afirmações da outra parte foram ou não ofensivas.
O ministro Luiz Fux, no entanto, arquivou o caso alegando que, se houve ofensa, não seria contra o partido, mas contra os doares. Deu-se início então à mobilização dos contribuintes. Leia abaixo o post de Eduardo Guimarães sobre o assunto.
Interpelação e Churrascão
Prezados (as),
Aproveito a entressafra do noticiário político gerada pela folia que paralisou o país nos últimos dias para atualizar os companheiros sobre duas iniciativas propostas por este blog ao longo de fevereiro.
Em primeiro lugar, a interpelação do ministro do STF Gilmar Mendes.
Informo que, dos 411 leitores que se dispuseram a patrocinar a interpelação do ministro por ter acusado de "lavagem de dinheiro" os que fizeram doações aos petistas condenados no julgamento do mensalão, cerca de metade já enviou os documentos necessários ao prosseguimento da ação. Com isso, já temos metade dos recursos para pagar o escritório de advocacia que levará a cabo a iniciativa.
Algumas dezenas de pessoas chegaram depois aos posts que tratam da interpelação pedindo para ser incluídas. Quem já havia se manifestado aqui no blog nesse sentido antes, recebeu e-mail em nome do Blog da Cidadania com as instruções. Quem chegou depois de sábado, 22 de fevereiro, ainda não recebeu, mas irá receber.
A demora para concluir a iniciativa se deve ao trabalho que estou tendo – apesar de ter uma pequena equipe de três leitores me ajudando na logística – para "planilhar" para o escritório de advocacia os dados dos proponentes da ação, além de ter que fazer conciliação dos depósitos para pagamento da ação e ver se todos enviaram todos os documentos pedidos.
Quem está cuidando do e-mail do Blog da Cidadania criado exclusivamente para esse processo não sou eu, mas uma das pessoas que está ajudando. Assim, essa pessoa não está respondendo várias mensagens que chegam àquele endereço de e-mail com assuntos que não dizem respeito ao processo, pois fazê-lo inviabilizaria o trabalho, que já é muito.
Reitero algumas orientações:
1 – Todo aquele que doou a qualquer um dos petistas condenados pode participar. Não precisa ter doado a todos ou a mais de um.
2 – Ainda há tempo para participar. Se você não deixou comentário neste Blog nos posts sobre Gilmar Mendes deixando muito claro que quer participar, não será incluído. Se quiser, pode deixar neste post.
3 – A conta que foi aberta para receber as cotas para pagamento da ação é de poupança, aberta no Banco do Brasil em nome de duas das pessoas que estão me ajudando. É uma conta não solidária, portanto é preciso que as duas pessoas assinem para movimentá-la. Quem tem conta no Banco do Brasil, quando for depositar será perguntando se é conta-corrente ou poupança. É poupança e haverá que informar o código 51, mas só se for correntista do BB.
4 – Quem já enviou os documentos só receberá alguma informação após a ação ser protocolada. A saber, será enviada prestação de contas a quem ajudou a pagar o advogado e participará da ação como proponente, bem como cópia integral da peça protocolada no STF. Mas só após a ação ser protocolada.
Como metade dos que disseram que participariam da ação ainda não respondeu o e-mail enviado em nome do Blog da Cidadania, não temos, ainda, os recursos para pagar o que o escritório de advocacia pediu, mas vamos tentar negociar para que aceite o que tivermos.
Se você não respondeu o e-mail enviado em nome do Blog mas ainda pretende participar, peço que responda com os documentos pedidos o quanto antes. Estabelecemos um prazo limite, até o fim da semana que vem, ou seja, até sexta-feira 14 de março de 2014. Após esse dia, não poderemos esperar mais. Iremos ao STF com os que tivermos, que serão centenas.
Churrascão com os amigos do Blog
Devido ao trabalho com a interpelação de Gilmar Mendes o churrascão não será feito no dia 15, como pensado anteriormente. Ficaria muito em cima para os que não são de São Paulo e querem participar.
A boa notícia é que um companheiro conseguiu espaço no clube Banespa. Não fica em uma região tão central de São Paulo, mas há condução farta para lá.
Acredito que poderemos fazer no dia 22 de março.
Quem deixou comentário no post sobre o churrascão dizendo que gostaria de participar, será informado através do meu e-mail pessoal ao longo desta semana, no máximo até o próximo domingo.
Um grande e fraterno abraço a todos e todas,
Eduardo Guimarães
Postado há por
 

Nenhum comentário: