quarta-feira, 12 de março de 2014

PSDB é o partido que mais perdeu filiados em 2013. PT é o que mais ganhou


12/03/2014
Tucano_Definicao
Miguel do Rosário, via Tijolaço
Na semana passada, O Globo publicou uma matéria sobre o desempenho dos partidos em termos de filiações em 2013. Só que não deu destaque ao que, obviamente, é o mais importante. O principal partido de oposição, o PSDB, foi o que registrou a maior baixa de filiados: 4 mil baixas no ano passado. O PT foi o partido que mais ganhou filiados em 2013: alta de 37 mil novos militantes.
Trecho da matéria:
“Entre os cinco maiores partidos, PMDB e PSDB foram os que tiveram o pior desempenho no ano passado. Ambos não registraram novos militantes. Pelo contrário, perderam filiados. O exército tucano registrou cerca de 4 mil baixas, e o do PMDB, 1,3 mil. Se isso foi proveniente de desligamentos ou de atualização cadastral – em casos de falecimento, por exemplo –, as estatísticas do TSE não esclarecem.
O PT foi o único nesse grupo a ter incremento de filiados acima da média nacional nos últimos anos, com 37 mil novos militantes.”
Parece que o feitiço lançado nas “jornadas de junho” se voltou contra o feiticeiro.
PSDB_Filiados01
***
Filiações partidárias aumentam nos últimos anos no Brasil
Miguel do Rosário
10/03/2014
Segundo Theo Rodrigues, nosso amigo de Barão de Itararé/RJ e cientista político com mestrado e agora doutorando justamente no tema partidos políticos, o jornal O Globo fez uma interpretação totalmente distorcida dos dados do TSE sobre filiações. Segundo ele, até mesmo o gráfico foi manipulado.
A intenção de O Globo é óbvia: botar mais um tijolinho em sua eterna campanha pela criminalização da política. Afinal, como é possível que brasileiros “bem informados” por nossa imprensa “livre” tenham o desplante de se filiar a um partido?
Segundo o Theo, as manchetes de O Globo, para serem fiéis à realidade, deveriam ser parecidas com essas:
– “Filiações partidárias aumentam nos últimos anos no Brasil”
– “Partidos da oposição perdem filiados nos últimos anos”
– “PT é o partido que mais atrai filiados no Brasil”
– “PMDB é o único partido da base aliada a perder filiados”
A manchete de O Globo: “No ano de protestos, número de filiações a partidos despencou”, segundo Theo, “é a única manchete que não condiz com a realidade”.
Eu também escrevi um post sobre o mesmo assunto.
Filiacao_Partidos01
 
 

Nenhum comentário: