terça-feira, 10 de setembro de 2013

Lixo de gente

Do Facebook
Folha - TERÇA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO
De Janio de Freitas
Destruir utensílios urbanos é antissocial. Quebrar porta de banco como 'agressão ao capitalismo' é imbecilidade.

Há quem pense que faz pouco quem passa a vida, para ganhá-la honestamente, lidando com os restos deixados pelos outros.

É o que pensam --se os imaginamos capazes de pensar-- os depredadores que despejam nas ruas o lixo das caçambas públicas, a pretexto de manifestação e protesto.

O que fazem é impor um acréscimo perverso de degradação aos garis, sem a mais mínima consideração humana a esses a quem devemos, mais do que a quaisquer outros, a possibilidade de vida em comum nas usinas de imundice chamadas de cidades.

Destruir utensílios urbanos e emporcalhar prédios públicos é antissocial. Quebrar porta de banco como "agressão ao capitalismo" é imbecilidade.

Mas não é provável que os autores de tais façanhas sejam capazes de perceber que não produziram efeito algum, além da mera destruição.

Mas quando voltam a sua cretinice feroz contra alheios indefesos e, ainda pior, já subjugados pela vida, aí essas bestas de cara escondida ou descoberta se tornam revoltantes.

Por mim, são indefensáveis. O que quer que lhes aconteça é problema estritamente seu. Nada tem a ver com democracia ou com direitos humanos.Poderiam ser levados para a cadeia ou o hospital metidos em uma caçamba de lixo.
.

Um comentário:

ZP disse...

A Constituição de 1988, no seu Art. 5º, IV, estabelece a liberta de manifestação do pensamento, mas veda o anonimato. No inciso XLIV, do mesmo Art. 5º define como crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático. Ora, por que a polícia permite a participação de mascarados em manifestações e, também, por que são soltos os membros de grupos que, armados de paus, pedras e bombas caseiras, atacam a ordem constitucional... Queremos tanto que políticos sejam presos, por que não prender esse lixo de gente antes que se tornem políticos. Uma estada na cadeia teria efeito calmante nesses imbecis.