sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Trensalão tucano: Justiça bloqueia bens


Altamiro Borges, Blog do Miro
“No final da tarde desta quinta-feira (7), a Justiça Federal de São Paulo aprovou o bloqueio de cerca de R$ 60 milhões em bens dos suspeitos de participação no esquema de fraudes em licitações no sistema de trens e metrô de São Paulo - no famoso "trensalão tucano". A medida atinge três empresas e cinco pessoas físicas, incluindo três ex-diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O bloqueio atendeu ao pedido da Polícia Federal, que abriu inquérito para apurar a prática dos crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro nos governos do PSDB no estado.

Segundo a Agência Brasil, "a PF entrou com o pedido de bloqueio após tomar conhecimento de que autoridades suíças encaminharam pedido de cooperação internacional ao Brasil. Segundo nota da PF, a ação visa garantir o ressarcimento de valores desviados pelo esquema". A corrupção no sistema de transportes teve início no final dos anos 1990, no governo tucano de Mario Covas - e prosseguiu nas gestões de José Serra e Geraldo Alckmin. O esquema é alvo de apuração do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual.

"O cartel é investigado pela Operação Linha Cruzada, do Cade em conjunto com a Polícia Federal. A investigação teve início a partir do acordo de leniência da Siemens com o conselho, que permitiu que a empresa denunciasse a ilegalidade à autoridade antitruste. Documentos e cópias de e-mails trocados por funcionários da Siemens estão sendo analisados pelo Cade e Justiça. De acordo com o Ministério Público Estadual, há fortes indícios de cartel e fraudes, principalmente, em cinco processos licitatórios: o da Linha 5 do metrô, o da manutenção de trens séries 2000, 3000 e 2100 da CPTM, o da expansão da Linha 2 do metrô, do Programa Boa Viagem da CPTM e da compra de 320 carros"

Bem que o governador Geraldo Alckmin e a mídia "amiga" tentaram encobrir o esquema. Mas agora, com a decisão da Justiça Federal do bloqueio de bens, a situação fica mais complicada. É possível, inclusive, que alguns dos atingidos decidam abrir o bico - sangrando ainda mais os tucanos.”

Nenhum comentário: